Texto Pedagógico
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
Parte III
- Jesus enfatizava a participação do
ouvinte
É comum observarmos nos evangelhos que os
ouvintes de Jesus tinham participação
nas mais diversas situações de ensino .
“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa
parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?” Mt
15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar
sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar
dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas
instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer
comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito, procure
controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam menosprezados.
- Jesus estava focalizado nas pessoas
Nos relatos bíblicos sobre Jesus,
observamos que Ele, o mestre por excelência, tinha as pessoas como foco
principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que
transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus
dispensava às pessoas:
Ao conversar com a mulher samaritana
– Jo 4.5 ao 26
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc 19.
1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que
perdera o filho – Lc 7.13
Quando foi a casa de Pedro – Lc 4.
38 e 39
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc
8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis
aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas
perdidas da casa D’Israel.” Mt 15.24
O aluno é a razão de ser de uma
escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da
EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com
seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem
momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e
que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário
deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
- Jesus usava a função fática da
linguagem: testava o canal da
comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas essas coisas?” Mt
13.51
O professor da EBD, no ato de
ensinar-aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão
facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas
curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do ensino
de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o exemplo
para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e
dinamizava seus ensinos.
Para
reflexão:
“Mas
o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra; e dá fruto,
e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário