Lição 03: As Bases do casamento cristão
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
1
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato
com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem
perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão
falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma
conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Iniciem o estudo da lição, falando sobre o tema da aula: As Bases do casamento
cristão.
-
Em seguida, realizem a seguinte dinâmica “Casa,
Casamento”.
-
Trabalhem de forma participativa e contextualizada os pontos apresentados na
lição.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Receita
de Amor”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto
Pedagógico
Tecnologias
na EBD
A comunicação é algo imprescindível na vida do ser
humano, tendo em vista viver em sociedade. Conviver com seus pares requer que
haja o ato comunicativo e dessa forma conhecemos, deste os tempos idos, formas
diferenciadas deste processo e que com o passar do tempo foi se desenvolvendo
de forma vasta e rápida.
Mecanismos
e tecnologias foram desenvolvidos, e, na era moderna e pós-moderna, com a
introdução dos computadores e internet, constata-se o elevado sistema de
informações e comunicação abrangendo as diversas áreas do relacionamento humano,
quer seja na economia, na saúde, na educação e tantos outros.
As
TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação) estão presentes na Educação
como uma estratégia pedagógica adicional para que haja melhoria na transmissão
dos conteúdos.
Na
EBD(Escola Bíblica Dominical) também as tecnologias devem ser inseridas no
processo de ensino e aprendizagem. Para isto, alguns pontos devem ser
observados para a utilização:
- Local
disponível: é interessante que os recursos tecnológicos sejam utilizados em
local apropriado. É inadequado o uso dentro do templo, pois chama atenção de
outras classes. Caso a Igreja não disponibilize um local reservado para este
fim, procure outro espaço, organizando para a aula, com antecedência. Procure
agendar previamente o espaço e o equipamento com o superintendente.
- Saber
utilizar a ferramenta ou pedir ajuda: o professor deve investigar o potencial da
tecnologia e como manuseá-la. Saiba como utilizar as ferramentas da internet,
como email, blog, facebook etc para manter-se conectado ao mundo virtual com
seus alunos, explorando estes elementos a favor do ensino da EBD e formação de
vínculos. Caso você vá usar algum equipamento e não tem segurança, peça ajuda a
alguém que conheça (outro professor, os alunos) – fazer esta parceria é um sinal
de sabedoria.
- Trocar
experiências: converse com colegas que já utilizam as tecnologias,
procurando saber os pontos positivos e negativos, as dificuldades, os
resultados na aprendizagem.
- Inserção
no Planejamento de Aula: o professor precisa avaliar qual tipo de
tecnologia deve utilizar em determinado assunto e variar a forma de utilização.
- Tenha
sempre outra atividade em caso de falta de energia, problemas no equipamento:
é muito importante que o professor tenha um plano B, isto é, outra forma de
trabalhar o conteúdo, pois na falta de energia ou equipamento que não funciona,
você não será pego de surpresa e já terá outra
estratégia planejada para ministrar a aula.
- Aprofundar
no conhecimento da tecnologia: há muitos cursos que são oferecidos,
inclusive a preços módicos. Inscreva-se e tome posse deste conhecimento,
mergulhe e aprofunde-se. Na internet é possível também encontrar os tutoriais,
que explicam o passo a passo de como utilizar programas e recursos. Se você já
sabe utilizar, encoraje outros a fazê-lo.
A tecnologia não substitui o professor, nem a
participação dos alunos na aula, sua utilização deve ser entendida como
facilitador da aprendizagem. Se você julga ou tem certeza que a tecnologia
atrapalha a tarefa de ensinar, é porque você ainda não sabe utilizá-la ou ainda
não entendeu para que serve como estratégia de ensino.
Então, fique atento as observações expostas neste
texto. Procure dinamizar o ensino, utilizando estratégias diferenciadas para
que haja maior retenção da aprendizagem da Palavra de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
A Paz do Senhor Sulamita, venho através deste lhe parabenizar por esse trabalho lindo que vc desenvolve aki no seu espaço.
Luiz Mario, muito obrigada por sua visita e pelo reconhecimento deste trabalho. Volte sempre.
Postar um comentário