Juvenis - Currículo do Ano 1: O Adolescente e seus
relacionamentos
Lição 02: Eu & a Igreja
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre o relacionamento do jovem na Igreja.
-
Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:
O
que significa a palavra Igreja?
Aguardem
as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também os
símbolos: corpo, templo, noiva, família, rebanho, castiçal.
-
Perguntem:
Para
que serve a Igreja?
Quais
suas finalidades?
Aguardem
as respostas dos alunos e ampliem essas ideias com outras informações.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica
“Pertenço ao Reino”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pertenço ao Reino
Objetivo:
Enfatizar a importância de está inserido na Igreja como parte integrante do
corpo de Cristo.
Material:
O1
quebra-cabeças com figura de Igreja
Colem
a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças de acordo com o
número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
-
Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça).
-
Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
-
Depois, trabalhem as seguintes ideias:
Você
é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a
Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus.
Uma
peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das
outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem
a importância do jovem estar reunido numa igreja local, para receber o ensino
da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos, comunhão com o Senhor.
-
Agora, leiam o texto abaixo, para enfatizar a importância de está inserido na
Igreja como parte integrante do corpo de Cristo.
Sermão Silencioso
Que importância tem a nossa
comunhão com a Igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma
história.
Um pastor estava preocupado com
a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas
semanas, ele decidiu isita-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o
encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e
se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse
mais nada.
Os ficaram sentados em silêncio
por alguns minutos, enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Então
pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou
de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião
observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou.
Pouco depois, estava fria e sem vida.
O pastor olhou no seu relógio e
disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou
de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o
calor do carvão aceso ao seu redor.
Quando o pastor se levantou
para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um
sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o
senhor na Igreja, no domingo”.
Autor: David Roper
-
Para finalizar, peçam para que os alunos recontem a história lida e depois
enfatizem a necessidade e importância de participar das atividades do reino,
permanecendo integrado a Igreja.
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
2 comentários:
A paz do Senhor!! Esses subsídios me ajuda muito!!
Deus continue abençoando!!
=]
Vancleber Batista, que bom ver você aqui novamente!
Fico feliz ao ler um comentário de um professor de Juvenis e saber que estas sugestões têm lhe ajudado nas aulas da EBD. Volte sempre!
Postar um comentário