Objetivo: Refletir
sobre o cuidado que a família deve ter contra os ataques do inimigo.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou
guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício
para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos,
com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
- Apresentem a sombrinha
fechada.
- Perguntem: Para que usamos
uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou
do vento forte.
- Falem: Para que a pessoa
fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
- Falem: Vamos agora
refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a família, que vem
sofrendo ataques do inimigo para atingi-la.
- Agora, distribuam papel e
lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que
resuma os ataques de satanás contra a família.
- Depois, fixem, com fita
adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os
ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar
outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido
apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra
para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
- Perguntem: O que estes
ataques podem causar na família?
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem a
sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir a família, ficando sem
a proteção, perdendo os valores cristãos e a mercê do materialismo e do
liberalismo social.
A sombrinha pode se quebrar
por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a
sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de
ação protetiva que cultivamos na família, para que não fique desprovida de
ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
- Falem: Mas, o que a
família pode fazer?
Distribuam os papéis
coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam para que os alunos
escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que a família deve
fazer para permanecer firme diante dos ataques do inimigo.
Depois, pendurem cada papel
na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência
estão na família.
Leiam cada palavra para os
alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem
que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que
o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou
quebrada indica que a família está completamente vulnerável aos ataques do
inimigo.
- Leiam “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo,
ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
- Para concluir, perguntem:
Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva,
pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto
de que a família não pode se esquecer de estar sempre cuidando de sua proteção
contra as investidas malignas.
Ideia original do uso da
sombrinha como proteção em dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
3 comentários:
Acabei de achar seu blog na net qd procurava uma dinamica sobre a oração intercessoria para fazer para os meus alunos da EBD (juniores) Amei encontrar esse cantinho. Muito bom e edificante o seu blog. Já estou seguindo aqui, sei q vou voltar mais vezes aqui. Fica na paz do Senhor Jesus.
Nal Pontes, seja muito bem vinda ao blog. Obrigada por sua visita. Volte sempre!
Muito boa!! Vou usa-la na próxima aula
Postar um comentário