Discipulado
1 – Novos Convertidos
Lição
01: Conhecendo a Bíblia
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula:
Conhecendo a Bíblia. É importante que os alunos possuam Bíblia, sendo assim
procurem, com antecedência, o Departamento do Discipulado ou de Evangelismo de
sua Igreja para solicitar os exemplares para os alunos.
- Falem que neste dia eles
vão conhecer as partes da Bíblia e como encontrar um texto bíblico.
Certamente, para a maioria dos seus alunos,
este é o primeiro contato que têm com uma situação de ensino da Bíblia de forma
sistemática.
Alguns poderão apresentar
ansiedade por não saber manusear o Livro dos livros. Tranquilize-os, afirmando
que nessa aula é apenas uma iniciação, mas com o passar do tempo eles vão
adquirindo agilidade no manuseio da Bíblia.
- Para a condução dessa
aula, utilizem a dinâmica “Abrindo o
Tesouro”.
- Para concluir, leiam o
texto “Leitura Proveitosa”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula
Dinâmica:
Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear a Bíblia de forma
satisfatória.
Conhecer a organização da
Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros, divisão em capítulos e
versículos.
Material: 01 Bíblia para
cada aluno.
Procedimento:
- Depois que vocês falarem
que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a
vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos,
precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para
que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que
compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós
encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o
número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes:
Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é
composta por 66 livros.
- Continuem falando: Para
encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus livros estão divididos em
capítulos e versículos.
- Ainda observando o índice,
peçam aos alunos para encontrar João capítulo 3, versículo 16. Orientem os
alunos que o Evangelho Segundo São João está no Novo Testamento.
- Aguardem que todos
encontrem este livro. Em seguida, falem que os números grandes são os
capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que todos
encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço:
capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
- Agora vamos fazer outra
busca: agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam para que todos leiam:
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Então,
falem da importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
- Passem para os alunos uma
tarefa para casa. Escrevam no quadro 04 referências e peçam para que procurem
estes textos, copiem cada um deles numa folha e deverão trazer na próxima aula.
Também deverão memorizar pelos menos uma dessas referências.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Leitura
Proveitosa
O professor de Bíblia, William
Barclay, lembra a experiência de um grupo de soldados britânicos, durante a I
Guerra Mundial. Os homens tiveram um longo período de tranquilidade em relação
aos seus inimigos. Entre eles havia um ateísta que, para preencher os dias
monótonos, foi ao capelão e perguntou se tinha qualquer livro para ler. O único
livro que o capelão tinha era a Bíblia.
A princípio, o ateísta recusou
a Bíblia, mas então a levou e começou a ler pelo Antigo Testamento. Ele se
deparou com a história de Ester e ficou tão cativado pela mesma que decidiu ler
toda a Bíblia. À medida que o fez, compreendeu que o que ele estava lendo era a
verdade e aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
O apóstolo Paulo afirmou em II
Tm 3.16 que “toda escritura é proveitosa”. Ela dá às pessoas a sabedoria que
conduz a “salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”(v.15). Mesmo passagens que
parecem ser monótonas e sem valor espiritual, têm o poder de transformar a vida
das pessoas.
Se na nossa leitura nos
deparamos com passagens que a princípio achamos sem inspiração, vamos confiar
no Espírito Santo de que falará aos nossos corações e transformará nossas
vidas. Lembre-se: quando se trata da Bíblia – desde Gênesis a Apocalipse – ela
é divinamente inspirada e proveitosa. Vermon Grounds.
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição
01: O Discípulo e a Comunidade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
- Façam uma panorâmica das
lições do trimestre, lendo cada título de forma alternada, vocês começam e os
alunos leem o próximo.
- Falem do tema da aula: O
Discípulo e a Comunidade. Afirmem que estudaremos sobre a influência positiva
do cristão na sociedade. Para isto, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
- Para concluir, leiam o
texto “O Desvio”, que proporcionará
a reflexão sobre o cuidado que devemos ter quanto a nossas atitudes e
relacionamentos.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com
água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não
retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado
de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o
cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o
que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos
e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação
03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Dinâmica adaptada por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
O
Desvio
Eu e meus irmãos mais novos vivíamos
brigando uns com os outros, quando éramos crianças. Teimosos e obstinados, cada
qual queria a coisa a seu modo.
Um dia papai levou-nos à estação da
estrada de ferro para assistir a chegada de um trem de passageiros. Mal
chegamos, ouvimos o apito de um trem de carga que vinha na direção oposta.
- Estão vendo? Disse-nos papai. Dois
trens vêm chegando em direções contrárias.
- Que é que vai acontecer? Continuou
ele.
Nem respondemos. Deixamo-nos ficar
ali, mudos de espanto e de medo, à espera da colisão que julgávamos inevitável.
Mas, com muita rapidez, o trem de carga mudou de direção e entrou em um desvio.
O trem de passageiros chegou a estação sem nenhuma dificuldade. Enquanto os
viajantes desciam tranquilamente, papai se voltou para nós e disse:
- Vocês viram? O mesmo sucede às
pessoas. Todos nós tentamos seguir em direções diversas, no mesmo leito da
estrada que é a vida. E se não usarmos os desvios, podemos esperar por um
desastre na certa. Há muitos desvios a nossa disposição, e chamam-se:
paciência, amor fraterno, tolerância e bom-senso.
Nunca mais nenhum de nós esqueceu a
lição. E todas as vezes que nós estamos na iminência de um choque de opiniões,
que geralmente redunda em desagradáveis consequências, lembramo-nos daquele
desvio do trem e conseguimos, com bons resultados, resolver os problemas.
Autoria do texto
desconhecida.
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