Discipulado 1
– Novos Convertidos
Lição 10: O
Discípulo vivendo cheio do Espírito
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O Discípulo Vivendo Cheio
do Espírito.
- Coloquem numa cartolina a seguinte pergunta:
Como podemos estar cheios do Espírito Santo?
Aguardem e escrevam as respostas na cartolina e depois
reservem para utilizá-la no final da aula.
- Depois, utilizem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma
participativa.
- Em seguida, retomem a pergunta e as respostas do
início da aula e perguntem: E agora, o que podemos acrescentar? O que
aprendemos?
- Para finalizar, leiam o texto “Minhocas e Frutos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo: Refletir sobre as dádivas, os tesouros que
recebemos de Deus.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel dourado
¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito
Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do
pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro e falem que este
objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso deve estar a caixa
dourada.
- Falem: O homem gozava de um relacionamento
precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a
caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado
dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação
por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo
permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam
Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada
dentro do vaso).
Falem também: Desde a conversão e no caminhar
cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas
espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam
para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que
contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o assunto da lição é
sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Minhocas e
frutos
Você alguma vez já se perguntou por que Deus criou certas criaturas,
como os mosquitos e as cobras? Muita vezes, eu fiz essa pergunta em
relação às minhocas. Por que Deus criou vermes tão feios?
Na realidade, as minhocas exercem uma função indispensável. Amy Stuart
em um dos seus livros(The Earth Moved: On The Remarkable Achievements os
Earthworms), nos conta que num acre de terra existem inumeráveis minhocas,
revirando continuamente o solo. A sua atividade silenciosa e invisível é
absolutamente essencial – sem minhocas, não há vegetação.
O que podemos então aprender das minhocas? Não somente na natureza, mas
também nas nossas vidas existem forças invisíveis em atividade. Há o trabalho
silencioso e despercebido da oração daqueles que estão preocupados pelo nosso
bem-estar. Há o trabalho da nossa própria disciplina espiritual, ao orarmos e
meditarmos na Palavra de Deus. E há o trabalho vital do Espírito Santo,
trabalhando no solo dos nossos corações e produzindo em nós o fruto à
semelhança de Cristo: “amor, alegria, paz, paciência...”(Gl 5. 22 e 23).
Nas nossas vidas e no nosso mundo Deus determinou que influências
invisíveis produzam frutos. Seja a pequena minhoca ou a coroa da criação de
Deus, a raça humana, existem muito mais coisas em ação do que aquilo que pode
ser visto pelos nossos olhos. VCG Fonte do texto: Nosso Pão Diário
Discipulado 2
– Novos Convertidos
Lição 10: O
Discípulo e o Batismo nas águas
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Batismo
nas Águas
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Batismo”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma
participativa.
- Para concluir, estimulem os alunos a participar
do batismo nas águas, orientando como a Igreja procede neste ato.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico.
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês
conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já
presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram,
utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos
batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo
por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há
vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre
este batismo.
Por Sulamita Macedo.
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