Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo:
Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que
passam os alunos.
Material:
Correntes
confeccionadas com papel
Procedimento:
-
Falem: O contexto histórico do livro de Daniel se refere ao povo hebreu cativo
na
Babilônia.
-
Falem, ainda: Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas
dificuldades.
Neste
momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro
– a dificuldade a que estão presos.
-
Perguntem:
Qual
o seu cativeiro?
Quem
ou o que está lhe escravizando?
Seria
interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
-
Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor.
Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos
que Deus intervém na história.
-
Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo
que vem oprimindo.
-
Depois, leiam:
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas
são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
-
Perguntem: Quer ser liberto?
Confie
na providência divina.
Agora,
peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de
libertação.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário