RSS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dinâmica: O Cativeiro

Objetivo: Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Material:
Correntes confeccionadas com papel
Procedimento:
- Falem: O contexto histórico do livro de Daniel se refere ao povo hebreu cativo na
Babilônia.
- Falem, ainda: Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.
- Perguntem:
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe escravizando?
Seria interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.
- Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser liberto?
Confie na providência divina.
Agora, peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de libertação.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: