Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 11: A Árvore e seus frutos
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Nesta lição vamos estudar sobre a importância do conhecimento da Palavra
de Deus para poder reconhecer os falsos profetas, através dos seus frutos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Verdadeiro
ou Falso?”
-
Trabalhem sobre os maus frutos dos falsos profetas e como reconhecê-los.
-
Enfatizem a importância dos bons frutos na vida do cristão.
-
Falem da necessidade de conhecer a Palavra de Deus para reconhecer os falsos
mestres.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “O
Guia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar
sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro
pirateado, observando suas características.
Procedimento:
-
Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração,
observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e
outro falso(pirateado).
-
Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os
alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas
positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a
veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das
respostas.
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos: vocês podem fazer a
propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas
observe a reação da turma diante das características dos objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do
objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com
os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
-
Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos
dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são
lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas
dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem
a árvore má dar frutos bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: O Guia
Objetivo:
Refletir
sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material:
uma venda.
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
-
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao
erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos
verdadeiros e falsos pastores.
-
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
-
Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
-
Finalizem, lendo João 10.1 a 5:
“Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das
ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele,
porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A
este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas
ovelhas, e as traz para fora.
E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o
seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas
de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a
voz dos estranhos”.
Por
Sulamita Macedo.
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