RSS

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em Família
Lição 12: Você é importante para sua família!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição “Você é Importante para sua Família”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Está faltando uma peça”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, distribuam um número diferente para cada aluno. Solicitem para que eles procurem um colega que tenha o mesmo número dele. Eles não vão encontrar!
Então, falem: Você é único, como também as outras pessoas da sua família, todos eles e você são igualmente importantes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Está faltando uma peça!
Objetivo: Enfatizar que cada aluno é importante para a família.
Material:
01 quebra-cabeça para cada grupo
Procedimento:
- Iniciem o estudo do tema, dividindo os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são as pessoas de uma família, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam atividade.
- Depois, trabalhem com os alunos a importância do acolhimento familiar e de se sentir querido e amado. Reflitam com eles também sobre o sentimento de rejeição e desprezo que alguns alunos podem está sentindo.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: