Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 12: O Caminho para o Céu
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o título da lição “O
Caminho para o Céu”.
-
Perguntem: Qual o caminho para o céu?
Aguardem
as respostas.
-
A partir das respostas, reflitam com os alunos sobre as duas portas e os dois
caminhos(Mt 7.13). Mencionem o que significa a porta e o caminho estreito e
porta e o caminho largo.
-
Depois, leiam o texto “Quem tem o filho
tem Tudo”.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Conhecendo
Deus”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão
Quem tem o Filho tem tudo
Dizem que o rico inglês barão
Fitzgerald tinha apenas um filho. No início da adolescência do menino, sua mãe
morreu. Tragicamente, no final da adolescência, o menino também veio a falecer.
Nesse meio tempo, o patrimônio
de Fitzgerald aumentou muito com a aquisição de obras de arte dos maiores
mestres da Europa. Antes da sua morte, Fitzgerald deixou instruções explícitas
para que se fizesse um leilão no qual toda sua coleção de obras de arte fosse
vendida. Uma grande multidão de potenciais compradores se reuniu. Entre eles
estavam muitos curadores de museus conhecidos e colecionadores particulares
ansiosos para darem seus lances.
As obras de arte foram exibidas
para o público antes do início do leilão. Entre as pinturas estava uma que
recebeu pouca atenção. Ela era de baixa qualidade e havia sido pintada por um
artista local desconhecido. Acontece que se tratava de um retrato do único
filho de Fitzgerald.
Quando o leilão começou, o
leiloeiro leu o testamento de Fitzgerald que instruía claramente que a primeira
pintura a ser vendida deveria ser a do “meu amado filho”. Por causa da sua má
qualidade, a pintura não recebeu nenhum lance – exceto um. A pessoa que deu o lance era o antigo
empregado que havia ajudado a criar o menino e que o havia amado ternamente.
Por menos de um a libra, ele comprou a pintura.
A essa altura, o leiloeiro
interrompeu o leilão e pediu ao advogado que lesse o testamento novamente. A
multidão se alvoroçou enquanto ele lia. “Aquele que comprar esta pintura de meu
filho, ficará com toda a minha coleção de arte – leilão está encerrado!”
Cristo: Sem Ele você não tem
nada. Mas com Ele, você tem o melhor de dois mundos: este e aquele que está por
vir. Quem tem o filho tem tudo.Fonte: A Palavra para Hoje – UCB Brasil:
13.01.2011.
Dinâmica: Conhecendo Deus
Objetivo:
Promover momento de descontração e reflexão sobre a importância de conhecer
Deus e Seu filho Jesus.
Material:
01
cópia do texto(vejam no procedimento)
04
presentes
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entreguem quatro presentes a quatro pessoas, elas devem estar uma longe do
outra.
-
Falem: Será realizada a leitura de um texto. Toda vez que a palavra “direita”
for falada, os quatro presentes devem ser movidos para a direita, isto é, a
pessoa que está com o presente passa para a pessoa da direita. Se for a palavra
“esquerda”, os presentes passam para a pessoa à esquerda.
Esta
leitura, com movimentos dos presentes e ansiedade de saber quem serão os donos,
trará dinamismo a leitura do texto sugerido.
-
Enfatizem que no final da história quem estiver segurando o presente, será o
dono dele.
-
Comecem a leitura do texto:
Conhecendo Deus
Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o
motivo. Certo dia, alguém perguntou-lhe o que havia acontecido e então a
garotinha respondeu:
- Sou triste porque não conheço Deus.
Então lhe falou que a indicaria o caminho a Deus.
- Siga por esse caminho e vire a primeira rua a
esquerda. Ali abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda em
poucos passos avistará um rio a sua direita. Atravesse a ponte de madeira a
direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos
pomares e a esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire a direita entre as
árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire a direita
novamente a sua frente haverá uma pequena cidade. Vire a esquerda após passar
pela delegacia, depois vire direita e direita novamente, você verá um armazém a
sua direita e uma loja de presentes a sua esquerda. Vire a direita após passar
a loja de presentes a sua direita revelará uma linda igreja. Entre a igreja
pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verá a sua direita uma
portinha bem estreita a maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a
porta haverá um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito.
Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali
avistará um ancião.
A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá
quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz trêmula, que disse:
- Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do
seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito
esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas
noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, ao pé de sua cama
que está simbolicamente representado por uma Bíblia numa mesa de cabeceira do
lado direito de sua cama. Agradece a Deus, nesta oração, por ter tido a
oportunidade de deixar Jesus nascer no seu coração.
Autoria do texto desconhecida.
-
Em seguida, as pessoas que ficaram com os presentes deverão abri-los e mostrar
ao grupo.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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