Discipulado 1
– Novos Convertidos
Lição 12: O
Discípulo e o Fruto do Espírito Santo
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Fruto de
Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “O Fruto Desejado”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a
participação dos alunos.
- Finalizem a aula, lendo o texto “A Nuvem e o Espírito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Fruto Desejado
Estudar sobre o Fruto do Espírito.
Destacar a importância da manifestação das 09
virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e falem: o Fruto do Espírito
pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09
partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos conhecer o nome de
cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5.
22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um
círculo.
- Afirmem: Estudar sobre cada virtude do fruto do
Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do tema, enfatizando a
importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida
cristã.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: A Nuvem e o Espírito
O
Senhor guiou o povo de Israel por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e
por meio de uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista
Arthur Pink traçou um paralelo entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na
vida do cristão.
Pink mostrou que, assim como a nuvem foi um presente gracioso de Deus
para os israelitas, o Espírito Santo é uma dádiva de Deus para seus filhos.
Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar como
vocês para sempre” (João 14.16).
A
coluna de nuvem guiava os filhos de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo
guia os cristãos. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os
guiará a toda a verdade”(16.13).
Do mesmo modo como a nuvem permaneceu com os israelitas durante toda a
sua peregrinação no deserto, assim Jesus prometeu que o Pai enviaria o Espírito
para estar com os seus discípulos para sempre (14.16). Pense nisso! O próprio
Deus habita em nossos corações. Nós que conhecemos a Jesus Cristo como Salvador
e Senhor. Somos templos do Espírito Santo (I Coríntios 6.19).
Quando somos guiados pelo Espírito, nossa vida é caracterizada pelo
amor, alegria, paz e autocontrole(Galátas 5. 16,22 e 23). Deste modo seremos
testemunhas efetivas de Cristo caminhando pelo deserto deste mundo.
Fonte do texto: Nosso Pão Diário.
Lição 12: O
Discípulo e a Vinda de Jesus
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Vinda de
Jesus.
- iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Arrumando a Mala”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a
participação dos alunos.
- Finalizem a aula, lendo o texto “Eu sabia que você vinha!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado
para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma
passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro
ou a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos
objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum
segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem
arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem
arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque
considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há
lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e
este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que
será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o
Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo
para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de
preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam
preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de
Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Eu Sabia que
você vinha!
Um homem dizia sempre ao seu filho:
“Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado”.
Certo dia na cidade onde moravam ocorreu um
terremoto muito grande. Após o terremoto este homem foi para casa e viu que sua
esposa estava bem, mas seu filho ainda estava na escola, então ele foi
imediatamente para lá, mas tudo estava destruído.
Tomado de muita Tristeza, ficou pensando na alegria
do filho e na promessa que tinha feito: “Haja o que houver, eu sempre estarei
ao seu lado”. Seu coração estava apertado e seus olhos olhavam a destruição.
Então, mentalmente, ele percorreu o trajeto que
fazia diariamente com seu filho até a porta da sala na escola. Resolveu fazer o
mesmo caminho por cima dos escombros: portão, corredor, virou a direita e parou
no lugar onde deveria ser a sala de aula de seu filho. Nada! Apenas uma pilha
de material destruído.
Inconformado começou a cavar com as mãos. Outros
pais chegaram e tentaram tirá-lo de lá, dizendo:
- Vá para casa. Não adianta, não há ninguém vivo!
Mas ele continuava e dizia:
- Me ajudem!
Ninguém o ajudava. Chegaram os bombeiros e foi a
mesma coisa. Os policiais também tentaram tirá-lo dali, pois sabiam que não
havia chance de sobreviventes. Porém, o pai continuava cavando e não se
esquecia da promessa feita ao filho. Duas horas, três horas, cinco horas,
trabalhou sem descanso, chamando pelo filho. Então, escutou:
- Pai, estou aqui! Eu sabia que você viria!
Ele fez mais força para abrir um vão maior e
perguntou:
- Você está bem?
- Estou! Mas com fome, sede e medo.
- Tem mais alguém com você?
- Sim. Outros colegas comigo. Não posso vê-los, mas
posso escutá-los. Eu disse para eles que o senhor viria, mas eles não
acreditaram. Que bom que me encontrou! O senhor cumpriu sua promessa!
Autoria do texto desconhecida.
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