Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 11: Meu Deus e eu
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Nesta aula vamos estudar sobre o comprimento que temos com Deus e
reafirmar a demonstração do nosso amor por Ele.
-
Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Via de Mão Dupla”.
-
Depois, escrevam no quadro o versículo abaixo:
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”(Marcos
12:30).
-
Depois perguntem: De acordo com o versículo que acabamos de ler, como deve ser
a demonstração do nosso amor a Deus?
Esperem
as respostas e depois escrevam estas expressões:
De
todo o teu coração
De
toda a tua alma
De
todo o teu entendimento
De
todas as tuas forças
-
Em seguida, reflitam sobre o que é amar a Deus de acordo com o que foi citado.
-
Depois, falem que eles são feitura de Deus, são cuidados por Deus e amados por
Ele.
-
Falem também como tem sido o relacionamento que eles têm com Deus e apresentem
formas de como melhorá-la.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Via de Mão Dupla
Objetivo:
Refletir
sobre atitudes recíprocas de uma amizade e o relacionamento com Deus.
Material:
Nomes
digitados DEUS e JESUS
01
desenho de uma placa indicando via de mão dupla
¼
de olha de papel oficio colorido para cada aluno
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Temos aqui a representação de um círculo de amizades.
-
Em seguida, falem que será lançada uma pergunta sobre amizade, mas é necessária
uma orientação: cada o aluno, antes de emitir sua resposta, deve sair de seu
lugar, abrir espaço entre dois colegas, permanecer entre eles e só então fala a
resposta, simbolizando a abertura de espaço, de portas para atitudes nas verdadeiras
amizades.
-
Então, perguntem: O que esperamos de uma verdadeira amizade?
As
respostas devem ser feitas de acordo com a informação anterior.
Certamente
as respostas vão girar em torno da sinceridade, compreensão, respeito,
tolerância etc.
-
Agora, apresentem o desenho da placa indicando via de mão dupla.
-
Perguntem: Nós podemos comparar a amizade como uma via de mão dupla. Por quê?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que as respostas indiquem que esta comparação refere-se a atitudes que se
espera de ambas as partes. Depois, reflitam sobre isto.
-
Em seguida, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício colorido para cada aluno e
peçam para que escrevam seu nome.
-
Recolham estes nomes e coloquem no quadro ou cartolina, abaixo dos nomes de
Deus e Jesus.
-
Depois, apresentem o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a
humanidade, após o pecado. Nesse momento, citem os nomes dos alunos, falando:
Deus amou tanto “Fulano de tal” que...
-
Agora, falem sobre o que Deus espera de nós neste relacionamento. Para isto,
precisamos abrir portas no nosso coração e mente para atitudes requeridas para
um amigo de Deus e de Jesus, demonstrando o estabelecimento de vínculos firmes
e sólidos.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Adorei a sugestão de dinâmica, Sulamita, tenho certeza que vai ser edificante!
Ah! Tenho algumas dicas para acrescentar sobre relacionamentos com nossos preciosos pré-adolescentes: memorize o nome de cada um; se tem alguma rede social os adicione_dá até para enviar recadinho pelo inbox dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD). Um abraço! A Paz do Senhor!!!
Edilane, muito obrigada pela visita. É bom saber que aqui você encontrou algo para utilizar na sua aula. Faça bom proveito.
Agradeço pela sugestão e vou utilizá-la, acrescentando ao que já existe.
Volte sempre!
Postar um comentário