RSS

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo meus Direitos e Deveres
Lição 12: Projeto de Deus para mim

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem o título da lição: Projeto de Deus para mim.
- Em seguida, falem:
Como a Igreja começou e a motivação dos primeiros crentes para realizar o trabalho do Senhor.
A missão de evangelizar dos cristãos daquela época e propagação do evangelho pelo mundo, sem os atuais meios de comunicação.
A colaboração atual dos crentes para a evangelização e o trabalho na Igreja
- Depois, utilizem a dinâmica “Dividindo Tarefas”.
- Para concluir, organizem com os alunos formas de evangelizar, que pode ser pelas redes sociais, entregando folhetos etc.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivo:
Enfatizar a importância da divisão de tarefas na Igreja e o trabalho individual neste serviço
Material:
Vários objetos de tamanhos e pesos variados
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entrem no círculo e distribuam os objetos para os alunos.
- Falem: Vamos cantar, bem baixinho para não atrapalhar outras salas, e enquanto cantamos vocês vão passando os objetos para os colegas da direita.
- Comecem a cantar um hino conhecido, pode ser o 115 ou 212 da harpa cristã. Não há necessidade de cantar o hino por completo.
- Observem com atenção como vai ser realizada a passagem dos objetos para os colegas:
De forma rápida ou lenta
O objeto pode cair ou não
Atenção e compromisso com a atividade
Em seguida, comentem sobre o que vocês observaram e façam uma comparação do o trabalho do jovem na Igreja.
- Depois, comentem sobre a atividade:
O que significa receber e passar os objetos?
Receber uma missão e realizar o trabalho compartilhando com os demais. Na igreja, há trabalhos que não podem ser realizados de forma isolada.
O que representa 10 objetos diferentes sendo repassados ao mesmo tempo?
Na igreja há várias funções que estão sendo executadas no mesmo período de tempo, com o objetivo de servir melhor no Reino de Deus.
Qual o resultado da atividade?
Os objetos foram passados de forma ordeira, com cuidado? Houve desatenção de alguém?
Isto demonstra a atenção, o compromisso com o trabalhado, com quem delegou a atividade e com os demais componentes. Na Igreja quando alguém recebe uma função deve ser realizada de forma capaz de produzir resultados positivos para a obra de Deus.
- Falem: As atividades de um modo geral devem ser compartilhadas de forma coletiva, tendo em vista que o líder não tem condições de sozinho realizar as ações de forma exitosa. Na igreja também é dessa forma, há a necessidade da divisão de atividades, por isso o líder local precisa de cooperadores comprometidos.
Vocês também são chamados para colaborar com o serviço da Igreja. Mas, de que forma?
Então, peçam para que o coordenador de pré-adolescentes ou de jovens da Igreja transmita para os alunos como eles podem participar dos trabalhos realizados por este departamento.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: