Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, façam uma panorâmica do
trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
-
Tema: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a
Igreja Hoje
-
Capa:
O
que isto tem a ver com o tema? Podemos ter integridade moral e espiritual observando
e praticando o que a Bíblia nos ensina.
-
Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem
informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se
possível, mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Peçam
para que 13 alunos leiam os títulos das lições, um de cada vez.
7
– Agora, iniciem o estudo da lição 01: Daniel,
Nosso “Contemporâneo”.
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice. Peçam para que os alunos
procurem o livro de Daniel.
Falem
que o estudo deste trimestre será sobre este livro.
Falem
que o livro de Daniel está inserido no conjunto de Profetas Maiores, juntamente
com Isaías, Jeremias, Ezequiel. A divisão em maiores e menores não quer dizer
que os primeiros foram mais importantes, mas escreveram mais que os outros
classificados como menores. Nesse momento, peçam para que os alunos observem
estes livros no índice.
Agora,
solicitem para que abram no livro do Profeta Daniel e falem sobre a quantidade
de capítulos que são 12 e conclamem para que os alunos leiam durante esta 1ª
semana de aula, depois apresentem uma visão geral sobre o livro, como: O autor,
a data, objetivos, personagens principais, fatos e profecias.
-
Em seguida, apresentem um relato histórico sobre os acontecimentos que
contextualizam o livro de Daniel.
-
Falem sobre a importância do estudo deste livro e sua contemporaneidade.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “O
Cativeiro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo:
Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que
passam os alunos.
Material:
Correntes
confeccionadas com papel
Procedimento:
-
Falem: O contexto histórico do livro de Daniel se refere ao povo hebreu cativo
na Babilônia.
-
Falem, ainda: Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas
dificuldades.
Neste
momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro
– a dificuldade a que estão presos.
-
Perguntem:
Qual
o seu cativeiro?
Quem
ou o que está lhe escravizando?
Seria
interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
-
Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor.
Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos
que Deus intervém na história.
-
Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo
que vem oprimindo.
-
Depois, leiam:
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas
são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
-
Perguntem: Quer ser liberto?
Confie
na providência divina.
Agora,
peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de
libertação.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Aula
Extraclasse na Escola Bíblica Dominical
É
uma atividade pedagógica de natureza prática, que acontece fora da sala de
aula, daí o nome Extraclasse ou Aula de Campo, que se desenvolve geralmente no
formato de pequenas viagens.
É
uma metodologia de trabalho educativo que traz eficácia ao processo ensino
aprendizagem, tendo em vista proporcionar aos estudantes a oportunidade de
vivenciar na prática os assuntos abordados nas aulas.
Observamos
que Jesus, o Mestre dos mestres, ensinava de diversas formas e em vários
lugares, para transmitir as verdades do Reino de Deus. Vejam estes exemplos:
Na
sinagoga: “Percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas
deles....”(Mt 9.35).
No
templo: “E pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com
ele e assentando-se, os ensinava”(Jo 8.2).
À
beira mar: “E outra vez começou a ensinar junto ao mar e ajuntou-se a ele
grande multidão; de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar e
toda a multidão estava em terra junto ao mar”(Mc 4.1).
Lagos:
“E aconteceu que apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava
ele junto ao lago de Genesaré... E entrando ele em um dos barcos, que era o de
Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava
do barco a multidão”(Lc 5.1 e 3).
Nas
cidades e aldeias: “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e
de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus...”(Lc
8.1).
Nas
casas: “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa
mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã, chamada
Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra”(Lc
10. 38 e 39).
À
beira de um poço: “E ali estava a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do
caminho, assentou-se junto da fonte... Veio uma mulher samaritana tirar água.
Jesus disse: Dá-me de beber. ...Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que
te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva”(Jo 4. 6, 7 e
10).
Nos
montes: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte e assentando-se,
aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava...”(Mt
5. 1 e 2).
Nos
desertos: “E regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinha feito. E,
tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada
Betsaida. E sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do
Reino de Deus”(Lc 9.10).
No
caminho: “E tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um
homem chamado Zaqueu... era de pequena estatura... correndo subiu numa
figueira... E Jesus chegou ao lugar, olhando para cima, viu-o e disse: Zaqueu,
desce depressa porque hoje me convém pousar em tua casa.”(Lc 19. 1 ao 5).
Os
exemplos deixados por Jesus, nos versículos pontuados acima, demonstram que para
ensinar e aprender não é necessário tão somente estar entre 04 paredes. Dessa
forma, podemos seguir o exemplo do Mestre, oportunizando aos alunos da EBD
aulas diferenciadas, dentre elas a aula extraclasse.
O
professor é o articulador das ações do projeto de aula de campo, orientando as
pesquisas sobre o tema antes da atividade extraclasse, as observações que
deverão ser descobertas no ambiente externo, o registro das informações e
impressões dos alunos, levando-os a construir seu próprio conhecimento, contrapondo
assim ao ensino tradicional de transmissão do conhecimento pelo professor e
recepção passiva dos alunos.
A
aula extraclasse pode abranger várias situações, vejam algumas delas:
-
Realizar entrevista: para fazer documentários e relatos históricos sobre a
igreja ou outros temas.
-
Visitar bibliotecas: para realizar pesquisas ou conhecer um acervo importante
sobre um tema.
-
Templos: para conhecer outras formas de organização.
-
Monumentos: para conhecer, por exemplo, o monumento à Bíblia ou até mesmo de
outras religiões.
-
Visitar Museu: para vivenciar produções e descobertas Histórico- culturais de
um povo.
-
Visitar zoológico, parque ecológico: para trabalhar temas sobre a criação,
preservação animal e ambiental.
As
finalidades para a realização da aula extraclasse, nos exemplos apontados
acima, são variados e dependem dos temas estudados no trimestre ou até mesmo
por necessidade e curiosidade da turma em observar e vivenciar práticas
específicas.
O
conteúdo abordado nas aulas da EBD pode ou não favorecer a utilização da aula
de campo, mas qualquer aula pode ser realizada em lugares diferentes com fins
pedagógicos e evangelísticos, como numa praça, num parque etc. Estas aulas
podem abranger todas as faixas etárias, com atividades especificas para crianças,
adolescentes, jovens, adultos, terceira idade, obedecendo a um planejamento e
cronograma.
Ainda
vocês podem organizar um momento para assistir a um filme, alusivo ao tema de
uma aula ou do trimestre, em um ambiente adequado nas dependências da igreja ou
na casa de uma pessoa do grupo ou em outros lugares apropriados. Alguns cinemas
possuem projeto para receber grupos de escolas e instituições, com preços mais
baixos e no pacote estão inclusos pipoca e refrigerante. É interessante
observar a grade de programação para escolher um filme adequado de acordo com a
faixa etária e o tema.
Quando
se tratar de uma aula em outra instituição, é importante haver:
-
Combinado prévio com o grupo sobre a data e local.
-
Agendamento com antecedência com a instituição. Às vezes é necessário levar
ofício.
-
Autorização por escrito dos pais para a participação do seu filho na atividade:
elaborem uma autorização padronizada.
-
Meio de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem...
-
Lanche e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão
para todos.
-
Acompanhantes: outros professores e alguns pais ou responsáveis devem
acompanhar; nunca vá sozinho com os alunos.
-
Recursos financeiros: para o traslado e lanche.
-
Registro da aula com fotografias e filmagem.
-
Lista dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas
pessoas presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar
novamente. Para retornar da mesma forma.
Após
a realização da aula extraclasse é importante ter uma conversa com os alunos
sobre o que foi vivenciado, buscando extrair o tema pesquisado e as
descobertas. A forma de obter o resultado da aula pode variar de acordo com a
classe, é muito comum pedir um relatório, mas outras possibilidades existem
como a conversa, já citada, produção em grupo de um cartaz, publicação nas
redes sociais das impressões dos alunos sobre o que vivenciaram etc. É
interessante ainda ressaltar que nesse momento pode-se fazer uma avaliação da
aula, indicando pontos positivos e negativos.
Tenho
certeza que vale a pena a realização de uma aula extraclasse, pois além de ser
um ato pedagógico, também será um momento descontraído para a turma, tendo em
vista ser uma atividade prazerosa, agradável e interativa, somando-se ao fato
de ser diferente da prática rotineira das aulas expositivas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário