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segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos
Lição 09: O Discípulo e o Espírito Santo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição, colocando no quadro os nomes: Onipotência, Onisciência e Onipresença. Trabalhem sobre a natureza do Espírito Santo(Item I).
- Depois trabalhem o item II, utilizando a dinâmica “Que Símbolo Lembra Você?”
- Quanto ao item III, procurem contextualizar este assunto com a obra realizada pelo Espírito Santo na vida dos alunos, desde que aceitaram a Cristo.
- Para concluir a aula, leiam o texto “Companheiro e Guia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Que símbolo lembra você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
- Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
- Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
- Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Companheiro e Guia
                Lisa Marino tem um treinador particular para manter a boa forma, o qual lhe dá conselhos diários e encorajamento. Mas ela nunca o vê. Como participante de um programa chamado “Prática da Vida”, Lisa começa cada dia enviando um relatório de sua dieta, exercícios, sono e estresse para uma página da Internet. Mais tarde, ela recebe uma resposta por email, de seu treinador. Ela diz que o registro diário ajuda-a a permanecer correta e focalizar-se em seus objetivos.
                Como cristãos, conhecemos a experiência maravilhosa de ter o Espírito Santo como nosso companheiro e guia – mesmo que não possamos vê-LO.
                Jesus prometeu aos Seus discípulos de que quando Ele deixasse a terra, iria enviar alguém que estivesse entre eles. “Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei”(João 16.7).
                A palavra traduzida por “Auxiliador” ou “Consolador” significa: “chamado para estar ao seu lado ou lhe ajudar”. O erudito da Bíblia W.E. Vine, diz que isto significa alguém que pode ser para nós o que Cristo foi para os Seus discípulos.
                Por meio dos Seus olhos invisíveis, o Espírito Santo está conosco todos os dias, assim como Jesus caminhou com os Seus discípulos na terra. Ele nos mantêm honestos, focalizados e encorajados, de forma que nós também podemos glorificar a Cristo. David Mc Casteland
Fonte do texto: Nosso Pão Diário

Discipulado 2 – Novos Convertidos
Lição 09: O Discípulo e o Louvor

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Louvor
- Comecem o estudo, procurando definir a palavra LOUVOR. Para tanto, solicitem aos alunos que expressem suas opiniões. Aguardem as respostas e depois formulem uma definição coletiva. Em seguida, apresentem a conceituação fornecida na lição. E compare-as.
- Perguntem:
Por que louvar a Deus?
Quais os benefícios do louvor a Deus?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo dos itens restantes da lição.
- Leiam o texto “O Que está na sua boca?”
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Escritores em Ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Escritores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre louvor, com uma atividade prática.
Material:
Bíblia – Salmo 9
Quadro ou cartolina
Pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento do louvor, como:
Abrir seu coração (V1)
Lembrar do que Deus fez  (V2)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16)
- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para louvar a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
O que está na sua boca?
                Os peritos em comunicação afirmam que uma pessoa comum fala, em média, o suficiente para preencher 20 páginas datilografadas todos os dias. Isso significa que nossas bocas falam palavras que podem formar dois livros de 300 páginas a cada mês, 24 livros cada ano e 1.200 em 50 anos de fala.
                Graças ao telefone, correio de voz, conversas face a face, as palavras compõem grande parte das nossas vidas. Por isso, são tão importantes os tipos de palavras que usamos.
                A boca do salmista estava repleta de louvor, quando escreveu o Salmo 126. O Senhor havia feito grandes coisas por ele e pelo seu povo. Até os povos ao seu redor perceberam isso. Ao relembrar as bênçãos de Deus, ele disse: “Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria”(v 2).
               Que palavras você teria usado no versículo 3, se tivesse escrito um salmo? Quantas vezes nossa atitude parece ser assim:
                “O Senhor fez coisas grandiosas por mim e eu – não me lembro de nenhuma delas agora, me pergunto o que Ele vai fazer depois disso por mim, preciso muito mais”.
                Ou você pode terminar a frase dizendo: “E eu O louvo e Lhe agradeço pela Sua bondade”? Ao recordar-se das bênçãos de Deus hoje, expresse-as em palavras de louvor a Ele.    AMC

Fonte do texto: Nosso Andar Diário

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