Discipulado
1 – Novos Convertidos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição: O
Discípulo e o Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição,
colocando no quadro os nomes: Onipotência, Onisciência e Onipresença. Trabalhem
sobre a natureza do Espírito Santo(Item I).
- Depois trabalhem o item
II, utilizando a dinâmica “Que Símbolo
Lembra Você?”
- Quanto ao item III,
procurem contextualizar este assunto com a obra realizada pelo Espírito Santo
na vida dos alunos, desde que aceitaram a Cristo.
- Para concluir a aula,
leiam o texto “Companheiro e Guia”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Que símbolo lembra você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os
símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para
representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da
folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que
pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou
animal.
- Lembrem aos alunos que os
símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém.
Apresentem alguns exemplos:
Girafa: tem uma visão mais
ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou
muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem
estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e
uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não
guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil
convivência.
- Solicitem que os alunos
façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta
escolha.
- Peçam para que os alunos
socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os
símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é
Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito
Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Companheiro
e Guia
Lisa Marino tem um treinador
particular para manter a boa forma, o qual lhe dá conselhos diários e
encorajamento. Mas ela nunca o vê. Como participante de um programa chamado
“Prática da Vida”, Lisa começa cada dia enviando um relatório de sua dieta,
exercícios, sono e estresse para uma página da Internet. Mais tarde, ela recebe
uma resposta por email, de seu treinador. Ela diz que o registro diário ajuda-a
a permanecer correta e focalizar-se em seus objetivos.
Como cristãos, conhecemos a experiência
maravilhosa de ter o Espírito Santo como nosso companheiro e guia – mesmo que
não possamos vê-LO.
Jesus prometeu aos Seus
discípulos de que quando Ele deixasse a terra, iria enviar alguém que estivesse
entre eles. “Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for,
vo-lo enviarei”(João 16.7).
A palavra traduzida por
“Auxiliador” ou “Consolador” significa: “chamado para estar ao seu lado ou lhe
ajudar”. O erudito da Bíblia W.E. Vine, diz que isto significa alguém que pode
ser para nós o que Cristo foi para os Seus discípulos.
Por meio dos Seus olhos
invisíveis, o Espírito Santo está conosco todos os dias, assim como Jesus
caminhou com os Seus discípulos na terra. Ele nos mantêm honestos, focalizados
e encorajados, de forma que nós também podemos glorificar a Cristo. David Mc
Casteland
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 09: O
Discípulo e o Louvor
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e o Louvor
- Comecem o estudo, procurando definir a palavra
LOUVOR. Para tanto, solicitem aos alunos que expressem suas opiniões. Aguardem
as respostas e depois formulem uma definição coletiva. Em seguida, apresentem a
conceituação fornecida na lição. E compare-as.
- Perguntem:
Por que louvar a Deus?
Quais os benefícios do louvor a Deus?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo dos itens
restantes da lição.
- Leiam o texto “O Que está na sua boca?”
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Escritores em Ação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Escritores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre louvor, com uma atividade
prática.
Material:
Bíblia – Salmo 9
Quadro ou cartolina
Pincel atômico ou marcador para quadro branco
Procedimento:
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais
Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento do louvor, como:
Abrir seu coração (V1)
Lembrar do que Deus fez (V2)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16)
- Agora, perguntem: E nós, que expressões
poderíamos também falar para louvar a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor
a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os
alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo
de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo
elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
O que está na
sua boca?
Os peritos em comunicação afirmam que uma pessoa comum fala, em média, o
suficiente para preencher 20 páginas datilografadas todos os dias. Isso
significa que nossas bocas falam palavras que podem formar dois livros de 300
páginas a cada mês, 24 livros cada ano e 1.200 em 50 anos de fala.
Graças ao telefone, correio de voz, conversas face a face, as palavras
compõem grande parte das nossas vidas. Por isso, são tão importantes os tipos
de palavras que usamos.
A boca do salmista estava repleta de louvor, quando escreveu o Salmo
126. O Senhor havia feito grandes coisas por ele e pelo seu povo. Até os povos
ao seu redor perceberam isso. Ao relembrar as bênçãos de Deus, ele disse:
“Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria”(v
2).
Que palavras você teria usado no versículo 3, se tivesse escrito um
salmo? Quantas vezes nossa atitude parece ser assim:
“O Senhor fez coisas grandiosas por mim e eu – não me lembro de nenhuma
delas agora, me pergunto o que Ele vai fazer depois disso por mim, preciso
muito mais”.
Ou você pode terminar a frase dizendo: “E eu O louvo e Lhe agradeço pela
Sua bondade”? Ao recordar-se das bênçãos de Deus hoje, expresse-as em palavras
de louvor a Ele. AMC
Fonte do texto: Nosso Andar Diário
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