Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 06: As sutilezas da nova era
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem o estudo da lição com a aplicação da dinâmica “Pelos caminhos da Nova Era”.
-
Depois, falem do título da lição “As sutilezas da nova era”.
-
Perguntem: O que vocês sabem sobre Nova Era?
Aguardem
as respostas. Escrevam estas respostas no quadro. Não descartem nenhuma
resposta. Depois, acrescentem ou corrijam informações sobre o tema.
-
Depois, falem: O título da lição fala em sutileza. Falem sobre o que está por
trás desta forma de pensar sobre Deus, o homem, a Bíblia etc.
-
Em seguida, apresentem os demais pontos da lição. Não se esqueçam de utilizar
os símbolos da Nova Era utilizados na dinâmica e expliquem cada um deles.
Leiam
no site abaixo sobre as sutilizas da Nova Era e os significados dos símbolos:
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pelos caminhos da Nova Era
Objetivo:
Introduzir estudo sobre Nova Era.
Material:
01
venda
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
-
Falem que ele vai escutar comandos para executar e que ele será levado para um
caminho.
-
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
-
Quando o aluno percorrer o caminho, retirem a venda do aluno e façam as
seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
que achou deste caminho que lhe fizeram percorrer?
-
Falem: Você andou pelo caminho da Nova Era sem saber que estava sendo conduzido
para este caminho. Da mesma forma, muitas pessoas acreditam nas orientações
deste movimento, mas desconhecem o perigo ocultista existente e as ideias
antibíblicas .
-
Falem: Vamos agora estudar sobre as sutilezas da Nova Era.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário