Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 07: A Influência escravizadora da superstição
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem a aula, utilizando a dinâmica “Sexta-feira
13”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma contextualizada e
participativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sexta-Feira 13
Objetivo:
Introduzir
o tema da aula sobre superstição.
Material:
Objetos
que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, figa,
fitinhas etc.
Tipos
de superstição digitadas e recortadas(vejam exemplos no procedimento)
Procedimento:
-
Organizem os alunos círculo.
-
Apresentem para os alunos alguns objetos que são utilizados como superstição,
como: sal grosso, pé de coelho, fica, fitinhas etc.
-
Perguntem: A que estes objetos nos remetem?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem em crendice popular, superstição.
-
Procurem, logo em seguida, conhecer o que os alunos sabem sobre o termo
“superstição”.
-
Depois, entreguem para cada aluno um tipo de superstição.
Vejam
estes exemplos:
Passar
por baixo de escada dá azar
Passar
por gato preto dá azar
Sapato
emborcado chama a morte
Mão
esquerda coçando sinal que vem dinheiro
Quebrar
espelho traz atraso para quem quebrou
O
mês de agosto não é bom para realizar algo
Entrar
com o pé direito para dar sorte
Colocar
a bolsa no chão faz a pessoa perder dinheiro
Sexta-feira
13 traz má sorte
Usar
sal grosso para se proteger
Bater
03 vezes numa madeira para evitar que algo ruim aconteça
-
Cada aluno deverá ler a superstição.
-
Depois, peçam para que eles apontem outros exemplos de superstições. Escrevam
cada um deles no quadro.
-
Depois, reflitam em que consiste a crença das pessoas que acreditam nestas
superstições e que muita gente é dominada por elas.
-
Agora, perguntem: E na igreja há superstição?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem: Vamos estudar sobre as superstições que estão sendo introduzidas
na Igreja. Então, falem sobre o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário