Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 08: As Ordenanças da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o tema da aula: As Ordenanças da Igreja.
-
Escrevam no quadro: Batismo nas águas e Santa Ceia.
-
Falem: O Batismo nas águas e a Santa Ceia são ordenanças da Igreja.
-
Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles já presenciaram ou
vivenciaram sobre Batismo nas Águas e Santa Ceia.
Observem
seus comentários, suas opiniões e informem que estes eventos são ordenanças
dadas por Cristo e falem do significado de cada um.
-
Para exemplificar os tipos de batismo, utilizem a dinâmica “O Batismo”.
-
Apresentem outros pontos levantados na lição.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Comunhão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Água
01
bacia pequena
01
boneco pequeno de plástico
Procedimento:
-
Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem
as respostas.
-
Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os
tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados.
Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação:
Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o
batismo por imersão.
-
Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o
batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
-
Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da
água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
-
Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre este batismo.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover
momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das
finalidades da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.
01
Mesa
01
toalha para a mesa
Ramos
de trigo
Pães
de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante
ou suco de uva
Guardanapos
Copos
descartáveis.
Procedimento:
-
Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao
redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
-
Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
-
Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão
entre todos os alunos da classe.
-
Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para
aguardar uma orientação.
Lembrem-se
de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
-
Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo
de refrigerante, falando uma mensagem.
-
Este atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas
diferentes.
-
Em seguida, eles podem se alimentar.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário