Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Lição 09: O fim está perto!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Hoje vamos estudar a 9ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas
pelo apóstolo Paulo. O estudo será sobre
a segunda carta de Paulo aos irmãos da igreja em Tessalônica.
-
Continuem falando: Esta lição vai tratar sobre o período da Grande Tribulação.
A igreja neste período não estará na Terra, pois nesse tempo já houve o
Arrebatamento. Estejamos preparados para o encontro com Cristo.
-
Então, perguntem: O que vocês conhecem sobre a Grande Tribulação? Aguardem as
respostas e depois escrevam numa cartolina ou quadro as respostas dos alunos e
reservem este material.
-
Depois, coloquem no quadro os seguintes nomes dos personagens que aparecerão
neste período:
DRAGÃO:
O Diabo, A Serpente
A
BESTA: O Anticristo, O Perverso, O Homem do Pecado
A
SEGUNDA BESTA: Falso Profeta
-
Agora, trabalhem as características e funções de cada personagem neste período
de 07 anos da Grande Tribulação, como também sua atuação hoje no mundo.
Nesta
explicação, vocês devem falar sobre o Dia do Senhor, apostasia, a Falsa
Trindade Satânica, A Misteriosa Maldade, a Revolta e como terminará este
período, quando Jesus descer e derrotar seus inimigos.
-
Depois, perguntem: E agora, o que vocês sabem sobre a Grande Tribulação?
Para
tanto, apresentem as respostas do início da aula e acrescentem o que os alunos
vão falar.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “A
Máscara”, que proporcionará a refletir sobre a forma de manifestação do
Anticristo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Máscara
Objetivo:
Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material:
01
máscara
03
alunos
Procedimento:
1
- Antes do início da aula:
-
Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
-
Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características
pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende
realizar, relatar acontecimentos
ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja
moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou
falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
-
Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a
turma.
-
Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2
– No momento da realização da dinâmica:
-
Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
-
Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um
falar, coloquem a máscara nele.
-
Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem
a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que
lhes convenceu disto.
Deixem
a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
-
Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
-
Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a
verdade.
Coloquem
a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi
descoberta!
-
Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano
convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
-
Para finalizar, leiam:
II
Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem
que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da
perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se
assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário