Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 09: A Filosofia budista
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Filosofia budista.
-
Escrevam no quadro a palavra “Budismo”. E em seguida, perguntem o que os alunos
sabem sobre o Budismo.
-
Posteriormente, acrescentem outras informações, como:
O
que é o Budismo
Local
de fundação
Quem
é Buda
Princípios
básicos do Budismo
Carma
Reencarnação
Entendimento
sobre Deus, Jesus, Salvação e Bíblia
-
Enfatizem que esta filosofia tem se propagado no ocidente de diversas formas e
recentemente foi veiculada uma novela intitulada “Jóia Rara” que apresentava
personagens praticantes do Budismo, além de filmes como Kung Fu, Karatê Kid.
Também se observa a estátua de Buda utilizada em estabelecimentos comerciais
para dá sorte.
-
Depois, apresentem o que a Bíblia afirma sobre os princípios básicos do
Budismo.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Meditação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Meditação
Objetivo:
Refletir sobre a leitura e meditação na Palavra de Deus.
Material:
03
cartolinas
03
pincéis atômicos
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Estudamos sobre a meditação budista, que tem como objetivo a busca do eu interior.
-
Falem: Agora, vamos pensar sobre:
Por
que devemos ler e meditar na Palavra de Deus?
De
que forma podemos ler a Bíblia?
Quando
devemos ler a Bíblia?
-
Então, dividam a turma em 03 grupos. Entreguem, para cada grupo, 01 das
perguntas acima citadas. Orientem para que respondam.
Escrevam
as perguntas, 01 em cada cartolina, antes da aula começar.
-
Depois, recolham as cartolinas com as perguntas e distribuam novamente para os
grupos, só que desta vez cada grupo receberá uma pergunta diferente da
anterior. Eles devem ler o que o primeiro grupo respondeu e acrescentar algo. Repitam
a operação para que seja respondida a última pergunta por cada grupo.
-
Em seguida, fixem as cartolinas no quadro e peçam para cada grupo apresentar as
respostas de 01 pergunta.
Reflitam
sobre as respostas e enfatizem a importância da leitura e meditação da Palavra
de Deus para a vida moral e espiritual do cristão.
Para
concluir, orientem os alunos para a leitura bíblica.
Observação:
Aproveitem este tema estudado para utilizar as redes sociais para publicar versículos
bíblicos para que os alunos leiam e compartilhem com os colegas.
-
Leiam: “Bem-aventurado o varão que... tem seu prazer na lei do Senhor e na sua
lei medita de dia e de noite”(Sl 1. 1a e 2).
Por
Sulamita Macedo.
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