Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 07: O Pecado na Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, lendo para os alunos o texto “A Corrida dos Sapinhos”.
Em
seguida, peçam para que os alunos contem com suas palavras a história que
acabaram de escutar. Esta é uma forma de observar o grau de atenção deles ao
que estava sendo lido.
Depois,
reflitam com os alunos sobre a lição que o texto nos traz: o sapinho só não
desistiu porque era surdo, da mesma forma devemos ficar “surdo” aos apelos
mundanos, que nos causam problemas à prática da santificação.
Falem:
Nesta lição, vamos estudar sobre o pecado e a santificação.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, promovendo a participação dos alunos e
contextualizando com exemplos próprios da idade deles. Enfatizem que o crente precisa
ter uma vida de santificação em todo lugar, na escola, em casa, na igreja etc.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz
do Mundo”, que enfatiza a importância de permanecermos na luz,
afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão
A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os
bichos falavam... Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição.
Certa ocasião, decidiram realizar uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande
torre e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
- Não vão conseguir. Não vão
conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por
um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
- Vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo um por
um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da competição, todos desistiram
menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o
que tinha acontecido. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu
chegar lá, descobriram que ele era SURDO!
Autoria
do texto desconhecida.
Dinâmica: Luz do Mundo
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01
vela
Água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc.
Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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