Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 07: Integridade em Tempos de Crise
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição “Integridade em Tempos de Crise”.
-
Depois, falem sobre o significado do vocábulo “integridade”. Vejam na palavra-chave
da lição.
-
Em seguida, façam um relato sobre o fato ocorrido com Daniel, que se encontra
no capítulo 6 (texto base da aula). Neste momento, procurem a participação dos
alunos, buscando extrair deles informações sobre o acontecimento em estudo.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Não
Feche a Janela”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Não Feche a Janela!
Objetivo:
Refletir sobre o que representa a “janela aberta” na vida do cristão.
Material:
05 molduras de quadro
confeccionadas de cartolina ou EVA para representar “janelas abertas”
Procedimento:
- Leiam Dn 6.10: “Daniel,
pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia
no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se
punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes
costumava fazer”.
- Enfatizem a expressão
“janelas abertas” e apresentem 01 janela conforme solicitada no item material.
- Se coloquem na janela e
falem: Havia um costume de se fazer oração de frente para Jerusalém, conforme
uma aliança entre o rei Salomão e Deus, como lemos em II Cr 6. 37 a 39.
“E na terra, para onde forem
levados em cativeiro, caírem em si, e se converterem, e na terra do seu
cativeiro, a ti suplicarem, dizendo: Pecamos, perversamente procedemos e
impiamente agimos;
E se converterem a ti com
todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, a que os
levaram presos, e orarem para o lado da sua terra, que deste a seus pais, e
para esta cidade que escolheste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome,
Ouve, então, desde os céus,
do assento da tua habitação, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu
direito; e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti”.
- Falem: Daniel sabia disto
e procedia desta forma, orando com as janelas abertas para Jerusalém, 03 vezes
por dia. Este momento representava uma referencial espiritual para a vida de
Daniel, com comunhão e oração ao Senhor.
- Agora, distribuam para os
alunos as 05 janelas abertas e perguntem:
O que temos visto através de
nossas janelas?
São referenciais espirituais
ou mundanos?
Leiam:
“A candeia do corpo são os
olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se,
porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a
luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”(Mateus 6:22-23).
- Peçam para que os alunos
falem sobre o tipo de janela que o cristão deve deixar aberta.
- Para concluir, Falem: Não
feche a janela da comunhão, da oração, do jejum, da leitura e estudo da Bíblia
etc.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Monitoria
na EBD
Monitoria é uma atividade de ensino
e aprendizagem de caráter cooperativo entre professores e alunos, que estimula
a iniciação docente, que geralmente acontece em cursos de graduação, porém se
faz presente também no Ensino Médio e nos últimos anos do Fundamental de forma
mais escassa. Entretanto, sua prática também é possível na
Escola Bíblica
Dominical.
O monitor é aquele aluno, que sob a
orientação e supervisão de um professor, tem a possibilidade de vivenciar
atividades didáticas e práticas sobre o conteúdo, executando atribuições
auxiliares junto ao mestre, proporcionando-lhe experiência de formação em
curso.
Jesus
escolheu 12 pessoas, os discípulos, para que na vivência com Ele aprendessem
sobre os valores do Reino e enfrentassem situações diversas, para que pudessem
pregar com poder e sinais, como se lê: “E subiu ao monte, e chamou para si os
que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os
mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e
expulsar os demônios” (Marcos 3:13-15).
O
apóstolo Paulo treinou em serviço o jovem Timóteo e quando precisou de um
cooperador, enviou-o, pois estava preparado, capacitado e com experiência para
o trabalho. “E espero no Senhor Jesus
que em breve vos mandarei Timóteo... Mas bem sabeis qual a sua experiência, e
que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai” (Fp 2. 19a e 22).
Observamos,
nestes versículos citados acima, apenas dois exemplos da Bíblia sobre
treinamento em serviço, através da observação, prática e cooperação, sob a
orientação do mentor, com o objetivo de adquirir experiência para a realização
de um trabalho futuro, adquirindo habilidades por meio de uma ação formativa.
E na
Escola Bíblica Dominical, quais as possibilidades de haver esta prática?
Partindo
do princípio de que há necessidade de novos professores para o ensino cristão,
a monitoria pode ser uma forma de iniciação à docência, proporcionando
familiaridade do monitor com planejamento de aula, pesquisa sobre o conteúdo,
escolha de métodos e execução de outras atividades correlatas ao processo de
ensino e aprendizagem de forma conjunta com o professor.
Para
o exercício da monitoria, os candidatos podem se apresentar de forma voluntária
ou por escolha dos professores. Para isto, é recomendável que os professores
tenham um olhar atento sobre aqueles alunos da EBD, que demonstram iniciativa
para falar diante dos colegas, que trazem uma informação sobre o tema da lição,
que apresentam assiduidade, pontualidade, interesse, responsabilidade e que
tenham espírito colaborativo, pois eles, com estas características, podem ser
monitores e certamente bons professores.
Abrir este espaço no contexto de
EBD, para a monitoria, traz benefícios para a descoberta de professores, tendo
em vista esta atividade possibilitar a apropriação de habilidades didáticas,
formando um futuro professor com experiência nas atividades colaborativas de
aprendizagem, capacitando-se para o ensino cristão na Escola Dominical. A
Palavra de Deus adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro
que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(II Tm
2.15).
Outro ponto importante, para a
existência da monitoria na EBD, tratar-se de não pegar alguém de surpresa
quando designado para assumir uma classe, trazendo-lhe desconforto,
preocupação, insegurança e até medo para assumir a função por falta de preparo
de como ministrar uma aula. Havendo alunos monitores, a superintendência tem maior
possibilidade de escolha dos docentes com experiência no ensino.
As atividades do aluno monitor
devem ser concentradas no sentido de auxiliar nas práticas pedagógicas da EBD.
O monitor não será um substituto do docente, pois suas ações devem ser
executadas na presença do professor. Quando o docente precisar faltar a EBD,
deve manter contato com outro professor para que ministre a aula, não deixando
a aula a cargo do monitor.
Mas,
vejamos alguns exemplos de como o aluno monitor pode cooperar nas aulas da EBD:
-
Expor uma parte da lição.
-
Acrescentar uma informação importante sobre o tema.
-
Auxiliar nas atividades práticas com os alunos, como nos trabalhos de grupo,
execução de dinâmicas etc.
Após
a aula, em um encontro específico, o professor deve conversar com o monitor
sobre sua atuação na aula, para que os pontos positivos sejam ressaltados e os
negativos minimizados, sugerindo e orientando como proceder, evitando assim
repetição de falhas.
O
tempo de aprendizagem do aluno como monitor pode variar de pessoa para pessoa,
pois dependerá do desenvolvimento individual de habilidades, do desempenho e da
maturidade nesta formação em serviço. Além disso, é importante que haja
orientação e incentivo para participação em treinamentos, congressos, seminários
de EBD, como também a realização de leituras de livros, revistas, textos de
conteúdo pedagógico para que o aluno monitor se aproprie de informações sobre o
processo de ensino e aprendizagem e da educação cristã.
Portanto,
a implantação de um programa de monitoria na EBD traz pontos positivos para a
formação em serviço a aspirante de professor na EBD. Para que haja sucesso,
nesta atividade, a receptividade da ideia pelos professores é fundamental, além
de que devem estar disponíveis para realizar o acompanhamento do aluno a
contento. O aluno-monitor deve também se esforçar e ser estimulado a exercer
suas ações com vista ao exercício da docência na EBD.
Que
tal pensar sobre isto e colocar em prática a monitoria na EBD?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário