Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 09: A Igreja perseguida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja Perseguida.
-
Falem sobre a perseguição que houve na igreja primitiva e com a dispersão dos
crentes houve a expansão do evangelho.
-
Depois, apresentem os nomes dos 18 mártires citados na lição e a forma como foram
perseguidos e mortos por causa do evangelho.
Para
tanto, distribuam, para cada aluno, um ou mais nomes dos mártires num papel e
atrás deve estar escrito a forma como foram perseguidos.
Os
alunos devem ler e em seguida façam uma reflexão sobre a liberdade que temos
hoje de falar do evangelho e praticar nossa fé. Mas, enfatizem que também na
atualidade há perseguição.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Perseguição
– Ontem e Hoje”.
-
Apresentem alguns dados sobre a igreja perseguida, na atualidade, e façam uma
oração pelos irmãos que nesse momento estão sofrendo perseguição.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos
para representar obstáculos
Papéis
com nomes dos tipos de perseguição
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastante obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes
dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
-
Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes
obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem
sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de
perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de
perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou
vivenciam.
Depois,
outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
-
Agora, leiam: “...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
(Apocalipse 2. 10).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário