Juvenis -
Currículo do Ano 2: O Perigo da Falsa Ciência e das Filosofias Antibíblicas
Lição 08: O Islamismo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição “O Islamismo”.
-
Perguntem: O que vocês sabem sobre a religião Islâmica?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem sobre a violência causada pelos seguidores, inclusive
apontando fatos atuais. Certamente deverão falar sobre como o tratamento dado a
mulher. Outras informações também poderão ser apontadas por eles como o nome do
fundador, o livro sagrado etc.
Alcorão
o livro sagrado
Maomé
o fundador
Alá
é o nome de Deus
Jesus
é grande profeta, abaixo de Maomé
Jesus
não é Deus e que não foi crucificado
Como
é o céu para o Islamismo
Como
os inimigos são tratados
Salvação
pelas obras e obediência ao livro sagrado
O
homem nasce sem pecado
-
Depois, utilizem a dinâmica “Bíblia x Islamismo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bíblia x Islamismo
Objetivo:
Refutar as ideias da religião islâmica de acordo com a Bíblia.
Material:
01
Bíblia
Nomes
digitados (vejam no procedimento)
Papéis
coloridos(01 para cada nome)
Procedimento:
-
Organizem os alunos círculo e coloquem uma pequena mesa no centro deste
círculo. Sobre a mesa coloquem uma Bíblia.
-
Falem: Acabamos de estudar sobre várias informações sobre o Islamismo. Mas,
vejamos o que a Bíblia(apontem para ela) nos afirma sobre estes ensinamentos.
-
Peçam para que 01 aluno vá até a Bíblia que está no centro e retire um dos
papéis coloridos e leia para a turma. Vejam:
Bíblia
Deus
Jesus
O
Espírito Santo
Céu
e Inferno
Salvação
Pecado
Relacionamento
com os inimigos
Estas
questões que serão refutadas biblicamente estão no conteúdo da lição e deverão
ser escritas separadamente em papéis coloridos. Os versículos devem ser lidos
para que os alunos saibam o que Bíblia afirma sobre estas ideias.
-
Falem: É nisto que cremos com base na Bíblia, pois ela é nossa regra de fé e
prática.
-
Depois, leiam:
A
tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para
sempre(Salmo 119:160).
Lâmpada
para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho(Salmo 119:105).
Escondi
a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti(Salmo 119:11).
Por
Sulamita Macedo.
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