Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem sobre o título da lição, afirmando que esta frase “Vista o “sobretudo”,
meu filho!” pode nos reportar aos avisos das mães, no cuidado com os filhos.
-
Continuem falando: O apóstolo Paulo também apresenta este cuidado com os irmãos
da igreja em Colossos. A carta de Paulo aos Colossenses é a 7ª de um conjunto
de 13 que estamos estudando neste trimestre.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, contextualizando o tema com a vida do aluno,
para que a aprendizagem seja mais significativa. A carta aos colossenses traz
vários pontos de estudo, então procurem ser objetivos, apresentando pontos
principais.
-
Para trabalhar Colossenses 3.5 a 14, realizem a seguinte atividade:
Peçam
para os alunos listarem as peças que vestem para se preparar para sair de casa
em diversas ocasiões.
Depois,
relacionem estas peças ao que está descrito em Cl 3. 12 e 13.
Perguntem:
Por que Paulo fez esta recomendação?
Enfatizem
o que se lê em no versículo 14: “...revesti-os de amor, que é o vínculo da paz”.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “O
Coração Mais Bonito”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01
coração grande
01
coração pequeno para cada aluno
01
pirulito em forma de coração para cada aluno
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor
de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário