Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Lição 13: Bom é ter amigos!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Hoje estamos estudando a última carta de um conjunto de 13 epístolas
escritas pelo apóstolo Paulo. O estudo
será sobre a carta endereçada a Filemom.
- Em seguida, trabalhem as seguintes
perguntas:
Quem
era Filemom?
Um
homem rico, senhor de escravos, membro da Igreja de Colossos
Qual
o objetivo da carta?
Convencer
Filemom a perdoar Onésimo, seu escravo que havia fugido para Roma, recebendo-o
como irmão.
Por
que Paulo pediu para que houvesse este perdão?
Onésimo
converteu-se através da mensagem pregada por Paulo
O
que aconteceu com Onésimo?
Volta
para falar com Filemom, levando a carta, em companhia de Tíquico, um cooperador
de Paulo
-
Depois que vocês trabalharem estas respostas, façam uma encenação desta
situação:
Onésimo
com correntes simbolizando um escravo, corre e se esconde.
Paulo
encontra Onésimo, fala do amor de Deus para ele, que aceita o evangelho e fala
da sua situação de fugitivo.
Paulo
escreve a carta.
Onésimo
retorna.
Desfecho:
O perdão de Filemom a Onésimo, Filemom retira as correntes e abraça-o aceitando
de volta como irmão em Cristo.
-
Falem: Aqui vemos uma demonstração de companheirismo, amor, amizade de Paulo
por Onésimo. Depois, falem sobre os laços de amizade, a importância de ter
amigos e refletir sobre as influências positivas e negativas desses
relacionamentos.
-
Agora, utilizem a dinâmica “Árvore dos
Amigos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Árvore dos Amigos
Objetivo:
Refletir sobre os laços de amizades e as consequências positivas e negativas
desses relacionamentos com os amigos.
Material:
01
desenho de um tronco de uma árvore
Desenho
de uma folha de uma árvore para cada aluno
01
rolo de fita adesiva
01
tubo de cola
Desenho
de fruto para cada aluno
01
cesta
Procedimento:
-
Apresentem um desenho de um tronco de uma árvore.
Aguardem
as respostas. Certamente, vão dizer que faltam as folhas, os frutos, os nomes
dos amigos.
-
Então, entreguem o desenho de uma folha de uma árvore para cada aluno e
solicitem que escrevam o nome deles.
-
Depois, cada um deve colar estas folhas formando a copa da árvore.
-
Agora, falem: Agora, sim nossa árvore da amizade está quase pronta. Faltam os
frutos!
-
Então entreguem o desenho de fruta para cada aluno e peçam para que escrevam
nele os resultados de suas amizades.
-
Agora, recolham os frutos utilizando a cesta, leiam o que foi escrito e depois
colem os frutos na árvore. Pode haver frutos bons e ruins. Aproveitem e
trabalhem cada ponto levantando.
-
Para concluir falem sobre a amizade e o cuidado de Paulo com Onésimo e depois
leiam Pv 17.17 “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário