Discipulado
1 – Novos Convertidos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem as atividades da
aula, lendo o texto “Conte somente a
história”.
- Em seguida, afirmem que
“evangelismo” é o tema da lição de hoje.
- Trabalhem o conteúdo da
lição sempre de forma participativa.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
O Resgate
Objetivo:
Exemplificar o ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou
isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para
vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo
da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará
aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e
aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou
isqueiros.
O grupo 02 representará
aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma
faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações
expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01,
leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou
isqueiros.
- Agora, apontando para o
grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre
os olhos.
- Em seguida, perguntem para
o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas
serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que
o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da
mensagem do Evangelho.
Observação muito importante:
Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não
aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem
deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo
01.
- Concluam, falando que
devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do
Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Conte
somente a história
O personagem principal do filme Up
Close and Personal é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história
em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por
ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu
estou aqui por uma única razão – para contar a história”.
Em Atos 8, lemos que os cristãos de
Jerusalém foram dispersos para o estrangeiro para escapar da perseguição. Em
todos os lugares onde foram, eles pregaram a mensagem de Cristo (v.4). Saulo, o
seu perseguidor, mais tarde se converteu e se tornou um apóstolo. No final da
sua vida, Saulo, também, conhecido como Paulo, decidiu ir a Jerusalém, onde
sabia que iria ser perseguido. Mas ele permaneceu irredutível, declarando que o
seu propósito era o de “dar testemunho do evangelho da graça de Deus”(At
20;24).
Deus chama pessoas para que falem
das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A
Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do
coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente
distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia
humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).
Quando você testemunhar de Cristo,
faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de
glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie
yoder
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a Missão de
Discipular.
- Trabalhem o item I da lição.
- Trabalhem o item II da lição e em seguida o leiam
o texto “Faça a sua Parte”.
- Após o estudo do item III, utilizem a dinâmica “Plantado em Boa Terra”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual
dos novos convertidos.
Material:
½ folha de
papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc 4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações,
escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de
Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é
comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu
fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel
ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme
modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão
firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em
Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma
planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados
que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e
maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor,
oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou
profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento? Estão frutificando? Que cuidados devem ter
para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do
cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e
pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore
espiritual”.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Faça sua
parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade,
pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao
mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.
Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do
seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos
carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram
a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um
litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos.
No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade
carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito
de iniciarem o planejado.
No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi
cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou
que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e
nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o
que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que
realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro
de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar
do leite.
Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse
cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de
leite.
Autoria do texto desconhecida.
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