RSS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 11: O Homem Vestido de Linho

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Homem Vestido de Linho.
- Falem do contexto deste acontecimento, isto é, do momento histórico da visão que Daniel teve, como: 3º. ano do reinado de Ciro(rei da Pérsia), a reconstrução do templo interrompida,   Daniel estava com mais de 90 anos e já fazia mais de 4 anos que o anjo Gabriel aparecera a ele.
- Leiam os versículos de Daniel 10 e à medida que a leitura for efetuada, escrevam no quadro as seguintes palavras:
(no momento da leitura dos versículos 5 e 6, ler de forma pausada, para que os alunos possam captar a grandeza das características relatadas por Daniel do que via)
21 dias – 03 semanas
A tristeza de Daniel
O jejum e a oração de Daniel
Local da visão: às margens do rio Hidéquel
A visão do homem vestido de linho
A situação de Daniel após a visão
A presença do anjo
O príncipe do reino da Pérsia
O príncipe da Grécia
O Arcanjo Miguel
O tempo do cumprimento da visão
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivos:
Enfatizar que Deus escuta e responde as nossas orações.
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos sobre oração, jejum
Procedimento:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Falem: Estudamos que Daniel estava triste, passando por uma situação difícil, mas ele não desanimou, pois orou e jejuou e o Senhor lhe atendeu, conforme lemos em Dn 10. 12:
“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras”.
- Agora, expliquem o que cada objeto que está sobre o tapete representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
- Em seguida, peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já alcançada.
- Para finalizar, façam uma oração de agradecimento pelos problemas já solucionados e façam uma intercessão pelas dificuldades apresentadas, enfatizando que eles(os alunos) também sejam tocados por Deus para que tenham ânimo diante da luta, assim como Daniel foi tocado pelo anjo para que fosse recobrada suas forças.
Observações:
- Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento já descrito.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Sugestão para conclusão do Trimestre

Realizar uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel
No livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
- Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
- Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
- Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os 03 amigos de Daniel na fornalha.
- Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
- Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os 4 jovens no palácio do rei.
- Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um brinde.
- Se possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o debate ou palestra.
Para organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de leitura do texto “Mostra Cultural na EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que devem ser observados para que a exposição seja um sucesso.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: