Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 11: O Homem Vestido de Linho
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Homem Vestido de Linho.
-
Falem do contexto deste acontecimento, isto é, do momento histórico da visão
que Daniel teve, como: 3º. ano do reinado de Ciro(rei da Pérsia), a
reconstrução do templo interrompida, Daniel estava com mais de 90 anos e já fazia
mais de 4 anos que o anjo Gabriel aparecera a ele.
-
Leiam os versículos de Daniel 10 e à medida que a leitura for efetuada,
escrevam no quadro as seguintes palavras:
(no
momento da leitura dos versículos 5 e 6, ler de forma pausada, para que os
alunos possam captar a grandeza das características relatadas por Daniel do que
via)
21
dias – 03 semanas
A
tristeza de Daniel
O
jejum e a oração de Daniel
Local
da visão: às margens do rio Hidéquel
A
visão do homem vestido de linho
A
situação de Daniel após a visão
A
presença do anjo
O
príncipe do reino da Pérsia
O
príncipe da Grécia
O
Arcanjo Miguel
O
tempo do cumprimento da visão
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Caminhando
em Oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhando em Oração
Objetivos:
Enfatizar
que Deus escuta e responde as nossas orações.
Compartilhar
motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Material:
01
tapete
Rosas
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos sobre oração, jejum
Procedimento:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
-
Falem: Estudamos que Daniel estava triste, passando por uma situação difícil,
mas ele não desanimou, pois orou e jejuou e o Senhor lhe atendeu, conforme
lemos em Dn 10. 12:
“Então
me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu
coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas
palavras; e eu vim por causa das tuas palavras”.
-
Agora, expliquem o que cada objeto que está sobre o tapete representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
bênçãos recebidas
Pedras:
as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos
-
Em seguida, peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos
que representam o que ele está vivenciando, por exemplo:
Ele
pode pegar uma pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e
ainda escolher um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele
pode pegar uma pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o
segundo a vitória já alcançada.
-
Para finalizar, façam uma oração de agradecimento pelos problemas já
solucionados e façam uma intercessão pelas dificuldades apresentadas,
enfatizando que eles(os alunos) também sejam tocados por Deus para que tenham
ânimo diante da luta, assim como Daniel foi tocado pelo anjo para que fosse
recobrada suas forças.
Observações:
-
Se sua classe funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para
realizar a dinâmica com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de
pedras e de rosas, coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos.
E mesmo sentados, passem a cesta e façam o mesmo procedimento já descrito.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do Trimestre
Realizar
uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel
No livro
de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos
facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O
material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
-
Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
-
Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos
sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
-
Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os
03 amigos de Daniel na fornalha.
-
Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
-
Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os
4 jovens no palácio do rei.
-
Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um
brinde.
- Se
possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido
pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês
podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que
assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos
por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o
debate ou palestra.
Para
organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de
leitura do texto “Mostra Cultural na
EBD”, que você encontra no marcador “Texto
Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que
devem ser observados para que a exposição seja um sucesso.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário