Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 10: As Setenta Semanas
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: As Setenta Semanas.
Para
melhor entendimento deste assunto, é interessante a exposição de um gráfico,
semelhante a este:
-
Depois, abordem o tema, através dos pontos abaixo:
A
que se referem as setenta semanas
O
entendimento de Daniel sobre a profecia de Jeremias
O
início do cumprimento das 70 semanas
A
69ª.(sexagésima nona) semana
Intervalo
entre a 69ª. e a 70ª.(septuagésima)
semana
Os
03 príncipes
O
Anticristo
A
grande Tribulação
A
2ª vinda de Jesus
-
Falem: O evento que marcará o início da 70ª semana será a 2ª Vinda de Cristo,
isto é, o Arrebatamento.
-
Para enfatizar a preparação dos crentes para este dia tão esperado, utilizem a
dinâmica “Arrumando a Mala” ou “Festa de
Casamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto
para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não
deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem
acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02
alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo,
os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
Observação: Qualquer que
seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre
a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para
o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se
prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03:
Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido
avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que
todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
Dinâmica:
Festa de Casamento
Objetivo:
Ilustrar e refletir sobre a
preparação para a vinda de Jesus, o noivo, através da parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de
fósforos
05 caixas de palitos de
fósforo vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola
das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de
casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na
casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e
conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após
o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de
casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui
uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade
dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel
das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os
alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem
velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças”
imprudentes.
- Organizem um lugar para
ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo
comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar
pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois
grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e
seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não
conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas
deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta
que está fechada, mas não será aberta.
- Para concluir, falem que
nesta parábola há uma advertência para que estejamos preparados para a chegada
o noivo, Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Realizar
uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel.
No
livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos
facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O
material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
-
Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
-
Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos
sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
-
Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os
03 amigos de Daniel na fornalha.
-
Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
-
Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os
4 jovens no palácio do rei.
-
Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um
brinde.
- Se
possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido
pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês
podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que
assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos
por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o
debate ou palestra.
Para
organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de
leitura do texto “Mostra Cultural na
EBD”, que você encontra no marcador “Texto
Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que
devem ser observados para que a exposição seja um sucesso. Façam bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
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