Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para
uma sociedade em constante mudança
Lição 01: Deus Dá a sua Lei ao Povo de Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apontem os seguintes
pontos:
-
Tema: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante
mudança
-
Capa:
Figura
de 02 tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos
O
que isto tem a ver com o tema?
Refere-se
ao recebimento das tábuas da lei por Moisés no monte Sinai.
-
Comentarista: Pastor Esequias Soares
Apresentem
informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição
01.
Se
possível, mostrem uma foto dele.
-
Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Peçam
que os alunos leiam os 10 mandamentos contidos na capa da revista.
Depois,
falem que cada mandamento será estudado em 01 lição, fazendo assim a soma de 10
lições. Em seguida, para completar o conjunto de 13, leiam o título da lição
01, 02 e 13.
7
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem um mapa da saída do povo judeu do Egito até o monte Sinai.
-
Façam um breve resumo sobre a permanência do povo de Israel no Sinai e o
recebimento das tábuas da Pedra contendo os 10 Mandamentos.
-
Depois, falem sobre os pontos apresentados na lição.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Dez
Mandamentos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dez mandamentos
Objetivo: Refletir
sobre a prática dos 10 mandamentos.
Material:
01
caneta para cada aluno
01
pincel atômico
Procedimento:
-
Falem que os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus numa tábua de
pedra e entregue para Moisés para que divulgasse para o povo.
-
Agora, peçam para que eles escrevam pelo menos 05 destes mandamentos nos dedos
de sua mão direita ou esquerda ou se preferir peçam para que desenhem uma de
suas mãos e escrevam em cada dedo um dos 10 mandamentos.
Falem
que eles não podem olhar para a figura da capa da lição nem consultar a Bíblia.
-
Depois, eles devem compartilhar com os colegas os mandamentos que cada um
escreveu nos dedos da mão.
À medida que eles vão falando, vocês devem
colocar um tracinho ao lado do mandamento citado.
Analisem
com os alunos quantas vezes cada mandamento foi citado e depois enfatizem a
importância de cada um deles para o povo de Israel e para nós como valores do
reino de Deus.
-
Para finalizar, perguntem: O que pode representar a escrita dos mandamentos nos
dedos da mão?
Aguardem
as respostas.
-
Enfatizem que “mãos” nos remete a atividade, neste caso a ação que devemos ter
diante da prática dos mandamentos.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Veja a mais provável rota do Êxodo e porque. http://tempodofim2.tripod.com/Exodo.htm
Luiz Henrique, muito obrigada por sua visita ao blog.
Agradeço também pela informação da rota mais provável do Êxodo.
Postar um comentário