Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 10: Igreja, lugar de cura
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Igreja, lugar de cura.
-
Peçam aos alunos para que eles falem os nomes das doenças que eles já tiveram.
Escrevam
as respostas no quadro.
-
Depois, solicitem que eles acrescentem os nomes das doenças que atualmente mais
estão atingindo as pessoas.
Escrevam
também estas respostas no quadro. Se necessário, apontem outras.
-
Perguntem: Vocês sabem por que há doenças?
Falem
sobre o pecado.
-
Em seguida, falem sobre o tratamento das doenças através da medicina, mas
enfatizem que Jesus, o médico dos médicos, que curou e cura também nos nossos
dias.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Desenrole
que Aparece”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Estudar
sobre os milagres de Jesus
Oportunizar
momentos de socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer
que Jesus cura nos dias atuais.
Material:
01 rolo de papel higiênico do tipo picotado
01 caneta para cada aluno.
Observação:
A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como
desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e
expor, tornando conhecida a quantidade de milagres efetuado por Jesus.
Procedimento:
Antes
da aula:
Escrever
o nome de cada milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel higiênico, sem
separá-los.
Depois
enrolem novamente o papel com cuidado.
Durante
a aula:
-
Apresentem o rolo de papel higiênico e falem: O rolo de papel higiênico vai
passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar,
lembrando que outras pessoas também precisarão dele. Enfatizem que o papel não servirá para uso de
higiene.
-
Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e
falem: Esta quantidade de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.
-
Falem: Vamos ver agora, quais foram estes milagres?
Então
peçam para que cada aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos
pedaços de papel.
Falem:
Estes milagres foram realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres.
Vocês já receberam algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
-
Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele
recebeu ou um milagre recebido por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01
parte do papel: 01 bênção.
04
partes do papel: 04 bênçãos.
-
Estipulem no máximo 05 minutos para isto.
-
Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas
e solicitem que socializem o grupo as bênçãos recebidas.
-
Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o
objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração
das bênçãos recebidas.
-
Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são , Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia
original da utilização do rolo de papel higiênico para outros tipos de
dinâmica: desconhecida
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário