RSS

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que Ensinam
Lição 10: Ninguém despreze a sua mocidade!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Hoje estamos estudando a 10ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.
- Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.
Quem ele era?
O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é  o jovem Timóteo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
- Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
- Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
- Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
- Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
.  uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
- Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
- Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: