Adolescentes - Currículo do Ano 2: Cartas que
Ensinam
Lição 10: Ninguém despreze a sua mocidade!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: Hoje estamos estudando a 10ª. carta de um conjunto de 13 epístolas
escritas pelo apóstolo Paulo. O estudo
será sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.
-
Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.
Quem
ele era?
O
que fazia?
Por
que Paulo escreveu para ele?
Qual
o conteúdo desta primeira carta?
Onde
estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem
e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem
é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos,
contextualizando a ideia de quem é o
jovem Timóteo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é você?
Objetivo:
Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia sobre o jovem Timóteo.
Material:
01
folha de papel ofício para cada aluno
Vários
lápis coloridos
Adesivos
variados
01
máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
-
Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
-
Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas
coloridas, adesivos etc.
Nome
dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde
estuda e que ano faz
O
que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O
que deseja fazer no futuro
Quais
atividades participa na Igreja
Telefone,
email, facebook
Um
acontecimento importante
O
que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar
os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para
escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha,
horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a
encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos
1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem
um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante
a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou
está com dúvida ou se há alguém disperso.
-
Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
-
Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este
material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar
alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes
da encadernação, sugiro que vocês organizem:
. uma capa(1ª folha), com nome da classe ou
número, o ano, nomes dos professores.
.
uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que
podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
.
a numeração das folhas das atividades dos alunos.
-
Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser
a 3ª folha desta atividade.
-
Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário