Discipulado
1 – Novos Convertidos
Lição
12: O Discípulo e o Fruto do Espírito Santo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O
Discípulo e o Fruto de Espírito Santo.
- Iniciem o estudo da lição,
utilizando a dinâmica “O Fruto
Desejado”.
- Trabalhem o conteúdo da
lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Finalizem a aula, lendo o
texto “A Nuvem e o Espírito”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Fruto Desejado
Objetivos:
Destacar a importância da
manifestação das 09 virtudes do Fruto do Espírito na vida cristã.
Material:
01 laranja sem casca(deixem
apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes
digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e
falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão:
é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte,
uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos
conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma
pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou
cartolina, formando um círculo.
- Afirmem: Estudar sobre
cada virtude do fruto do Espírito é o tema da nossa aula.
- Então, comecem o estudo do
tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do
Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
A
Nuvem e o Espírito
O Senhor guiou o povo de Israel por
meio de uma coluna de nuvem durante o dia e por meio de uma coluna de fogo
durante a noite (Êxodo 13.21). O comentarista Arthur Pink traçou um paralelo
entre a nuvem no deserto e o Espírito Santo na vida do cristão.
Pink mostrou que, assim como a
nuvem foi um presente gracioso de Deus para os israelitas, o Espírito Santo é
uma dádiva de Deus para seus filhos. Jesus disse: ”Eu pedirei ao Pai, e ele
lhes dará outro Conselheiro para estar como vocês para sempre” (João 14.16).
A coluna de nuvem guiava os filhos
de Israel e, do mesmo modo, o Espírito Santo guia os cristãos. Jesus disse:
“Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”(16.13).
Do mesmo modo como a nuvem
permaneceu com os israelitas durante toda a sua peregrinação no deserto, assim
Jesus prometeu que o Pai enviaria o Espírito para estar com os seus discípulos
para sempre (14.16). Pense nisso! O próprio Deus habita em nossos corações. Nós
que conhecemos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Somos templos do Espírito
Santo (I Coríntios 6.19).
Quando somos guiados pelo Espírito,
nossa vida é caracterizada pelo amor, alegria, paz e autocontrole(Galátas 5.
16,22 e 23). Deste modo seremos testemunhas efetivas de Cristo caminhando pelo
deserto deste mundo.
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário.
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 12: O
Discípulo e a Vinda de Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Vinda de
Jesus.
- iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “Arrumando a Mala”.
- Trabalhem o conteúdo da lição, buscando sempre a
participação dos alunos.
- Finalizem a aula, lendo o texto “Eu sabia que você vinha!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado
para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma
passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro
ou a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos
objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum
segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem
arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem
arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque
considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há
lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e
este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que
será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o
Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo
para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de
preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam
preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de
Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Eu Sabia que
você vinha!
Um
homem dizia sempre ao seu filho: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu
lado”.
Certo
dia na cidade onde moravam ocorreu um terremoto muito grande. Após o terremoto
este homem foi para casa e viu que sua esposa estava bem, mas seu filho ainda
estava na escola, então ele foi imediatamente para lá, mas tudo estava
destruído.
Tomado
de muita Tristeza, ficou pensando na alegria do filho e na promessa que tinha
feito: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado”. Seu coração estava
apertado e seus olhos olhavam a destruição.
Então,
mentalmente, ele percorreu o trajeto que fazia diariamente com seu filho até a
porta da sala na escola. Resolveu fazer o mesmo caminho por cima dos escombros:
portão, corredor, virou a direita e parou no lugar onde deveria ser a sala de
aula de seu filho. Nada! Apenas uma pilha de material destruído.
Inconformado
começou a cavar com as mãos. Outros pais chegaram e tentaram tirá-lo de lá,
dizendo:
-
Vá para casa. Não adianta, não há ninguém vivo!
Mas
ele continuava e dizia:
-
Me ajudem!
Ninguém
o ajudava. Chegaram os bombeiros e foi a mesma coisa. Os policiais também
tentaram tirá-lo dali, pois sabiam que não havia chance de sobreviventes.
Porém, o pai continuava cavando e não se esquecia da promessa feita ao filho.
Duas horas, três horas, cinco horas, trabalhou sem descanso, chamando pelo
filho. Então, escutou:
-
Pai, estou aqui! Eu sabia que você viria!
Ele
fez mais força para abrir um vão maior e perguntou:
-
Você está bem?
-
Estou! Mas com fome, sede e medo.
-
Tem mais alguém com você?
-
Sim. Outros colegas comigo. Não posso vê-los, mas posso escutá-los. Eu disse
para eles que o senhor viria, mas eles não acreditaram. Que bom que me
encontrou! O senhor cumpriu sua promessa!
Autoria do texto desconhecida.
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