Discipulado
1 – Novos Convertidos
Lição
10: O Discípulo vivendo cheio do Espírito
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da aula: O
Discípulo Vivendo Cheio do Espírito.
- Coloquem numa cartolina a
seguinte pergunta:
Como podemos estar cheios do
Espírito Santo?
Aguardem as respostas e
depois reservem para utilizá-las no final da aula.
- Utilizem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.
- Trabalhem os itens da
lição sempre de forma participativa.
- Em seguida, retomem a
pergunta e as respostas do início da aula e perguntem: E agora, o que podemos
acrescentar? O que aprendemos?
- Para finalizar, leiam o
texto “Minhocas e Frutos”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo:
Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos de Deus.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel
ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Apresentem um vaso de
barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de
um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este
tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão
com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação,
através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não
aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e
falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem
a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o
assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Minhocas
e frutos
Você alguma vez já se perguntou por que
Deus criou certas criaturas, como os mosquitos e as cobras? Muita vezes, eu fiz essa pergunta em relação às minhocas. Por que Deus criou vermes tão feios?
Na realidade, as minhocas
exercem uma função indispensável. Amy Stuart em um dos seus livros(The Earth
Moved: On The Remarkable Achievements os Earthworms), nos conta que num acre de
terra existem inumeráveis minhocas, revirando continuamente o solo. A sua
atividade silenciosa e invisível é absolutamente essencial – sem minhocas, não
há vegetação.
O que podemos então aprender
das minhocas? Não somente na natureza, mas também nas nossas vidas existem
forças invisíveis em atividade. Há o trabalho silencioso e despercebido da oração
daqueles que estão preocupados pelo nosso bem-estar. Há o trabalho da nossa
própria disciplina espiritual, ao orarmos e meditarmos na Palavra de Deus. E há
o trabalho vital do Espírito Santo, trabalhando no solo dos nossos corações e
produzindo em nós o fruto à semelhança de Cristo: “amor, alegria, paz,
paciência...”(Gl 5. 22 e 23).
Nas nossas vidas e no nosso
mundo Deus determinou que influências invisíveis produzam frutos. Seja a
pequena minhoca ou a coroa da criação de Deus, a raça humana, existem muito
mais coisas em ação do que aquilo que pode ser visto pelos nossos olhos. VCG
Fonte do texto: Nosso Pão
Diário
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 10: O
Discípulo e o Batismo nas águas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e o Batismo
nas Águas.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “O Batismo”.
- Trabalhem os itens da lição sempre de forma
participativa.
- Para concluir, estimulem os alunos a participar
do batismo nas águas, orientando como a Igreja procede neste ato.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico.
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês
conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já
presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram,
utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos
batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo
por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há
vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre
este batismo.
Por Sulamita Macedo.
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