Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O
Pré-Adolescente e a Igreja
Lição 11: O Louvor e a Adoração na Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o tema da aula: O Louvor e a Adoração na Igreja.
-
Iniciem o estudo cantando com os alunos um hino da preferência deles.
Perguntem:
Por
que cantamos?
Cantar
é louvar e/ou adorar a Deus?
Existe
diferença entre louvar e adorar a Deus?
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, forneçam informações sobre a diferença entre louvar e adorar.
-
Apresentem formas de adoração a Deus.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Adoradores
em Ação”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Adoradores em Ação
Objetivo: Refletir
sobre a atitude de adoração a Deus.
Material:
Bíblia
– Salmo 9
Quadro
ou cartolina
Pincel
atômico ou marcador para quadro branco.
Procedimento:
-
Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
-
Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e
sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir
seu coração (V1)
Lembrar
do que Deus fez (V2)
Alegrar-se
e louvar (V2)
Reconhecer
que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar
que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar
confiança no Senhor (V 11)
Pedir
misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se
na providência divina (V 14,16).
-
Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para adorar a
Deus?
-
Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor a Deus, com ajuda dos alunos.
Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que
estão sendo escritas para a composição do Salmo.
-
Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
-
Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário