Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 13: O Tempo da Profecia de Daniel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Tempo da Profecia de Daniel.
-
Depois, trabalhem o tema observando os seguintes pontos:
O
tempo da profecia
O
anjo Miguel
A
ressurreição dos mortos
A
recompensa dos justos
O
castigo dos ímpios
A
ciência se multiplicará
A
profecia selada
-
Depois, trabalhem a dinâmica “O que você
escolhe?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que você escolhe?
Objetivo:
Refletir
sobre atitudes negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.
Promover
mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação
para o Arrebatamento.
Material:
01
mesa
01
lixeira
01
caixa dourada
02
pedaços de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa e uma lixeira.
-
Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações, à nível pessoal:
Negativas
que precisam ser retiradas
Positivas
que já existem e que precisam ser reforçadas
Não
é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e
negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.
-
Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.
-
Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se
referir a coisas positivas deve ser colocado em um caixa dourada e o que for
negativo deve ser colocado na lixeira.
-
Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável
para o salvo deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus.
Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42)
-
Agora, leiam:
“Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver”(I Pedro 1:15).
“Bem-aventurados
aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar fazendo assim”(Lc 12:37)
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Sugestão
para conclusão do Trimestre
Realizar
uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel
No
livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos
facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O
material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
-
Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
-
Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos
sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
-
Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os
03 amigos de Daniel na fornalha.
-
Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
-
Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os
4 jovens no palácio do rei.
-
Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um
brinde.
- Se
possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido
pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês
podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que
assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos
por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o
debate ou palestra.
Para
organizar este momento para o desfecho do trimestre, faço a indicação de
leitura do texto “Mostra Cultural na
EBD”, que você encontra no marcador “Texto
Pedagógico” deste blog. Neste texto, vocês encontrarão vários itens que
devem ser observados para que a exposição seja um sucesso.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário