Lição
09: A Bíblia ensina a amar o ser
humano
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a amar o ser humano.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para
concluir aula, utilizem a dinâmica “Amando ao próximo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Amando ao próximo
Objetivo: Refletir sobre o amor ao próximo.
Material:
01
coração confeccionado de cartolina vermelha, com marcas de caneta ou partes
amassadas
01
coração confeccionado de cartolina vermelha sem manchas ou partes amassadas
01
pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
-
Ao contar a história abaixo, apresentem os dois tipos de coração confeccionados
de cartolina.
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam
João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
-
Agora distribuam um pirulito em forma de coração para cada aluno, representando
o amor pelo qual fomos alcançados.
-
Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam
João 13.34 e 35:
“Um
novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós,
que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os pirulitos entre si, promovendo um momento
de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações
amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por
Sulamita Macedo.
4 comentários:
Muito boa essa dinâmica. Serve para estimular a ações amorosas,e enfatizar a sua importância 🤩
Muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou da dinâmica. Faça bom proveito. Volte sempre.
Obrigado minha irmã pelas dinâmicas postadas aqui minha classe da EBD ama as suas dinâmicas que nosso Deus continue te abençoando
Muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom saber deste resultado tão positivo na sua classe de EBD.
Volte sempre e faça bom proveito.
Postar um comentário