Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 13: Vamos praticar a palavra!
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Vamos praticar a palavra!, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, apliquem a dinâmica “Plantando boas
sementes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Plantando Boas Sementes
Objetivos:
Enfatizar a importância da leitura bíblica e a prática
da Palavra de Deus.
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa
vida espiritual e moral, num processo constante de santificação, com coração
limpo.
01 cópia do texto “Plantando Boas Sementes” para cada
aluno.
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
– Leiam o texto “Plantando Boas Sementes”(postado
abaixo).
“Como principiante no jardim, logo aprendi que um
terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes e para o
crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem preparada, o sol e
a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes certas e a
bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos, não somente num
jardim, mas também na vida cristã.
O profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao
povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e confiavam nos seus
próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles comeram os frutos
amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua própria de que sua
segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram
o terreno endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem
justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre
eles.
Está o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua
Palavra, em vez de ser receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira
de viver em vez de confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero
arrependimento, semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer
espiritualmente. Acima de tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio
para que sua vida seja frutífera”. JonieYoder
Fonte do texto: Nosso Pão Diário.
– Em seguida, distribuam a metade da folha de papel
ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado
esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou
quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com
poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a
semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para
que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de
frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em
todas as estações de sua vida?
– Depois, falem: Temos plantando boas sementes em
solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de
Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus.
– Para finalizar, leiam:
Salmo 1. 1 a 3: “Bem-aventurado o varão que não anda
segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se
assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na
sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a
ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não
caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
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