Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 13: Timóteo:
ninguém despreze a sua mocidade!
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Timóteo:
ninguém despreze a sua mocidade!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir o estudo da lição, utilizem a dinâmica
“O Chamado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado
Objetivos:
Refletir sobre o chamado individual para trabalhar no
Reino de Deus.
Finalizar o estudo Timóteo e sua missão dada por Deus
como um colaborador do apóstolo Paulo.
Papel contendo ação para o aluno realizar(ver no
procedimento).
Procedimento:
- Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado do jovem pastor
Timóteo e sua missão dada por Deus como um colaborador do apóstolo Paulo. Vocês
também têm um chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel contendo
apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou falar o
nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está contido
no papel que recebeu.
- Depois, que os alunos executarem as atividades,
falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado individual. Mas, o que
isto pode representar?
Sair do seu lugar para o outro lado do semicírculo
pode representar que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado do Senhor.
Permanecer no seu lugar pode representar que está sem
realizar nenhuma atividade, porque não sabe qual sua missão, mas que permanece
de pé pronto para agir.
Sentar-se representa alguém que não teve coragem,
estímulo e motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são adolescentes e na igreja há
trabalho para todos. Participem das
reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar
nas atividades propostas para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário