Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro
Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As Marcas De Cristo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para ilustrar o item III.2, utilizem a dinâmica "As marcas de Cristo".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: As marcas de Cristo
Objetivo:
Concluir
o estudo sobre a carta de Paulo aos Gálatas, contextualizando a expressão “as
marcas da cruz de Cristo”.
01
folha de papel ofício
01
pincel atômico
01
folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.
-
Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste
momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo
“barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
-
Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem
o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se
chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
-
Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor
passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.
-
Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão
amassando a folha de papel ofício):
“Recebi
dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três
vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri
naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em
viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos
dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no
deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em
trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas
vezes, em frio e nudez.
Mas
o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a
pregação, e todos os gentios a ouvissem;”
-
Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
-
Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse
cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
-
Entreguem 01 folha de papel ofício para cada aluno, peçam para que cada um
escreva o nome dele ou dela na folha.
-
Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida(
peçam para que desenhem uma cruz).
Que
marcas você tem por causa do evangelho?
Você
já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Para
os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma
situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.
- Para concluir, leiam:
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz
de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu,
para o mundo”. (Gl 6.14).
Ideia
original do papel amassado desconhecida.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário