Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago
para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 12: Os Pecados de Omissão e de Opressão
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
- Para iniciar o estudo da
lição, apliquem a dinâmica “Injustiça
Social – Igual em todo tempo?”
- Depois, escolham 03 alunos
e peçam para que um deles leiam:
Amós
5:12: “Porque sei que
são muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo,
tomais resgate, e rejeitais os necessitados na porta”.
Amós
8:4-6 “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado;
e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para
vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o
efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas, para
comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e
para vendermos o refugo do trigo?”
Tiago
5. 1 ao 6: “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por
vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas,
e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se
enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a
vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o jornal dos
trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído,
clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos
exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes
os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo;
ele não vos resistiu”.
- Depois, perguntem: Que
tipo de denúncia há nestes textos bíblicos?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que nos versículos lidos em Amós e Tiago há uma séria advertência contra
a exploração dos ricos contra os pobres.
- Falem: É sobre este
assunto, o tema na lição de hoje.
- Em seguida, falem sobre o
pecado de comissão e omissão.
- Depois, falem sobre a
exploração dos pobres e trabalhadores pelos ricos gananciosos e opressores.
- Utilizem a dinâmica “Sociedade de Contrastes”
- Para concluir, leiam o
texto “O Bicho”.
Neste texto, desde o título
até o penúltimo verso, o autor nos leva a pensar que o bicho é um animal, que
está comendo entre os detritos, porém há um elemento surpresa no último verso
ao ser revelado que é o bicho é um homem. É uma poesia de denúncia social, pois descreve
as condições desumanas que passa o homem marginalizado devido a injustiça e
desigualdade social.
Depois, analisem a situação
retratada neste poema, falando sobre miséria, pobreza, dignidade humana, fome, desemprego,
moradia etc que muitas pessoas vivenciam.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo: Refletir
sobre as desigualdades sociais.
Material:
01 rolo de fita crepe ou
durex colorido
01 caixa de chocolate
Procedimento:
- Usando fita crepe ou durex
colorido, façam um quadrado grande no piso da sala.
Solicitem para todos os
alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
- Falem: Este quadrado
representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e
oportunidades para todos.
Peçam para que todos os
alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
- Depois, façam um quadrado menor
dentro do quadrado grande, no qual caibam poucos alunos.
- Agora solicitem para que
todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberão! Insistam
para que os que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser
espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso a todos, permanecendo então a
maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no
quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
- Agora, perguntem para os
dois grupos:
Como se sentiram diante
deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este
tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito, e, a grande maioria
que sofre injustiça social.
- Agora falem: Isto que
estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do
profeta Amós e ainda na epístola de Tiago. Então, vamos começar a analisar o
que eles denunciam.
Então, vejam na orientação
pedagógica como fazer.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Sociedade de Contrastes
Objetivo:
Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de
contrastes.
Material:
02 cartolinas ou papel
madeira
Figuras que retratem justiça
e injustiça social
02 tesouras
02 tubos de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
1 – Entrem em contato com
seus alunos e peçam-lhes para que procurem figuras e/ou reportagens que
retratem justiça e injustiça social. Orientem-os para que levem para a aula de
domingo.
Observações:
- É comum os alunos se
esquecerem de levar o que vocês solicitaram. Então, trabalhem com o plano B:
vocês levam figuras e reportagens, também.
- Caso vocês não tenham
condições de entrar em contato com os alunos durante a semana, vocês levem as
figuras e reportagens.
2 – Fixem as duas cartolinas
no quadro ou na parede, já com a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça
Social na outra.
3 – Solicitem para os alunos
observarem as figuras e reportagens e colem cada uma na cartolina que faz
referência ao título. Com certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a
injustiça social, infelizmente. Mas, esta é a sociedade que temos.
4 – Peçam aos alunos que
observem os contrastes entre os dois cartazes.
5 – Então, perguntem:
Quais atos políticos vocês
podem citar para que haja justiça social nestes exemplos estampados nos
cartazes?
Qual tipo de sociedade
queremos?
Aguardem as respostas.
6 – Para encerrar,
aproveitem a oportunidade e falem para os alunos sobre as escolhas dos
candidatos no processo eletivo e possibilidades de reivindicação por justiça
social.
7 – Para concluir, leiam: “Bem
aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos” Mateus 5.6
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão: O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os
detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com veracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato
O bicho, meu Deus, era um
homem.
Autor do texto: Manoel
Bandeira(poeta do Modernismo Brasileiro)
Fonte: Livro de Poesias “Belo
Belo e outros Poemas”
Sugestão
de atividade para a conclusão do 3º. Trimestre
Organizar
uma Gincana
-
Local de realização: Pode ser dentro da igreja com atividades
simples ou em outro ambiente com variedade de ações, entre as simples e mais
complexas e lúdicas que necessitem de espaço mais apropriado.
-
Formar as equipes: Os alunos devem ser divididos em equipes, de
preferência mistos.
-
Data de realização: O ideal é que seja na última aula do
trimestre ou em outro momento de sua escolha.
-
Comissão julgadora: Pode ser formada por professores da própria
classe, professores de outras classes, algum integrante da equipe
administrativa e pedagógica da EBD.
-
Escolher um condutor: Deve ser uma pessoa animada e que tenha
conhecimento das tarefas da gincana.
-
Tarefas:
1
- Perguntas fáceis: Resposta correta 01 ponto
A quem foi dirigida a carta
de Tiago? Às 12 tribos dispersas
Por que os crentes estavam
dispersos? Por causa da perseguição
Quem era Tiago? O meio-irmão
de Jesus
Quantos capítulos tem o
livro de Tiago? 05 capítulos
2
– Perguntas mais complexas: Resposta completa e certa 2
pontos, correta e incompleta 1 ponto, resposta errada perde 01 ponto
Por que o livro de Tiago é
considerado o livro de Provérbios do Novo Testamento? Porque contém conselhos
práticos.
Qual o nome do sermão de
Jesus que Tiago faz referência quanto ao conteúdo em sua carta? Sermão do Monte
A que profeta do Antigo
Testamento Tiago é comparado? Por quê? Amós, porque fala com firmeza das
injustiças sociais.
Qual o nome de um personagem
bíblico, que também dá nome a um livro da Bíblia, citado por Tiago? Jó (Tg
5.11)
Qual o nome de um profeta do
Antigo Testamento citado por Tiago? Elias (Tg 5.17)
Qual o nome de uma mulher do
Antigo Testamento citada por Tiago? Por que ela foi citada? Raabe (Tg 2.25)
Quais os nomes dos
personagens bíblicos do Antigo Testamento citados por Tiago?
Abraão(2.21), Isaque(2.21),
Raabe(2.25), Jó(5.11) e Elias(5.17).
03
- Fazer uma encenação: Os pontos podem variar entre 0 a 10,
dependendo da avaliação da comissão julgadora, atendendo aos seguintes
critérios: caraterização dos personagens, expressão oral, facial e corporal,
conteúdo transmitido.
A encenação será sobre uma
destas situações apresentadas, por Tiago, nos seguintes versículos: 2. 2 a 5,
2. 15 a 17, 3. 9 a 12, 4.7, 4. 13 a 15, 5. 7 e 8, 5. 13 e 14
Os grupos devem receber qual
a encenação que deverá ser realizada com pelo menos 01 semana de antecedência.
Estipular o tempo para a
apresentação, que pode ser, no máximo, em 05 minutos.
04
– Atividades competitivas
Atividade
competitiva A: A pontuação de 5 pontos vai para o primeiro
grupo que terminar a atividade. Os demais grupos ganharão apenas 02 pontos.
Formar uma fila com 05
alunos de cada grupo, isto é, se houver 03 grupos, 03 filas serão formadas.
Escolher dois alunos para
ficar a uns 03 metros de distância de frente para cada fila; um vai segurar uma
cesta com pães e outro vai segurar uma cesta vazia. Para cada fila, 02 alunos
de frente.
Explicar que o 1º. aluno de
cada fila deve sair e pegar 01 pão, contornar toda a fila e colocar o pão na cesta vazia, retornar,
parando no final da fila. Só então, o outro aluno deve fazer o mesmo que o
anterior a ele; isto deve acontecer até que todos os 05 alunos tenham
participado.
Se o pão cair, no momento
que o aluno estiver se locomovendo ou quando for colocar no pão na cesta, o
aluno deve voltar e consertar o erro e terminar a atividade.
Atividade
competitiva B: Apresentar várias figuras e pedir para que
escolham apenas aquelas que dizem respeito a analogia que Tiago faz sobre a
língua.
O primeiro grupo que
terminar, cada figura correta valerá 02 pontos. Os demais grupos ganharão
apenas 01 ponto para cada figura correta. A comissão julgadora deve observar se
estão corretas. O grupo, que apresentar figuras erradas, perderá 01 ponto por
figura.
Atividade
competitiva C: Apresentar várias palavras e solicitar que
os alunos escolham apenas aquelas que caracterizam a sabedoria divina, conforme
3.17(não pode haver consulta).
O primeiro grupo que terminar,
cada palavra correta valerá 02 pontos. Os demais grupos ganharão apenas 01
ponto para cada palavra correta. A comissão julgadora deve observar se estão
corretas. O grupo, que apresentar palavras erradas, perderá 01 ponto por
palavra.
05
- Atividades que necessitam de explicação
Explicação correta e
completa vale 05 pontos
Explicação correta, porém
incompleta vale 02 pontos
Explicação incorreta, o
grupo perde 02 pontos
- Explicar o que significa a
cesta com pães e a cesta vazia da atividade competitiva A, com a retirada de
pães de uma para a outra.
- Colocar figuras para os
grupos explicarem o que significam de acordo com o tema estudado no trimestre.
l
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Amo suas dicas e comentários... Obrigada
Leidinha PB
Leidinha, muito obrigada pela visita ao blog.
Fico feliz ao saber que gosta das sugestões deste blog, certamente elas preenchem aquilo que deseja e procura.
Faça bom proveito!
Tenho aprendido muito com você e também enriquecido minhas aulas. Obrigado a paz do Senhor.
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