Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 04: Uma História sobre Graça e Responsabilidade
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Uma História sobre Graça e
Responsabilidade,
escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Abrindo o
Coração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o
Coração
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do
perdão.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de
cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Leiam a parábola do Credor Incompassivo:
Mateus 18.23 a 35
“Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos”(Lucas 7:41 e 42).
- Depois, apresentem a chave e perguntem aos
alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é
mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada
para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma
chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou
fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso,
sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras,
ressentimentos, doenças, mente intranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
“E, quando estiverdes orando, perdoai, se
tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos
perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai,
que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na
lição.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Gostei muito da sugestão dessa dinâmica
Postar um comentário