Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas
Lição 05: Daniel - Deus Controlando TudoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: Daniel - Deus Controlando Tudo. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Integridade de Daniel e seus amigos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Integridade de Daniel e seus amigos
Objetivos:
Refletir sobre a integridade de caráter de
Daniel e seus amigos.
Contextualizar este exemplo com a vida cristã
atual.
Material:
01 fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se manipula com as mãos
dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de cordões.
No Departamento Infantil, vocês podem
conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche não é para
infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e perguntem para os
alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam que o fantoche
é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio de cordões,
dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos manipulem o fantoche
de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05 alunos fiquem
diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias ações e
os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos alunos e também se
alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de repetir as ações
de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um fantoche para
vocês?
O que o fantoche e a situação apresentada
pelos colegas têm a ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos afirmam.
- Depois, falem: O fantoche ganha movimento
ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não possui vontade
própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido figurado, chamar
alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa sem firmeza de caráter e que aceita
ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus amigos passaram
por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o padrão de
conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam sendo
moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura judaica,
porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E
Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do
rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe
permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel,
Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também acontece conosco.
Nesse momento, falem sobre o que o mundo nos
oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso relacionamento com Deus.
Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos manipulados conforme os
padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de uma vida integra
diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam
Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu
o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel
deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado
que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre todos eles não
foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto
ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de sabedoria e de
discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos
do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino”.
- Perguntem: Que resultados também podemos
obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem
outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça
presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos
homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
Por Sulamita Macedo.
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