Jovens: Padrão Bíblico
para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 02: A Realidade
do Deus da Bíblia
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título: A Realidade do Deus da Bíblia. Vocês podem
escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica
“Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Deus
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a existência de
Deus;
O1 folha de papel ofício com o nome “Deus”
digitado com letras grandes
01 figura ou um boneco de um super-herói
01 mesa
01 quadro ou cartolina
01 marcador para quadro branco ou pincel
atômico
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- No centro da mesa, coloque o boneco de um
super-herói ou apresente uma figura dele.
- Falem: Geralmente, as crianças têm um
super-herói preferido. (neste momento, apontem para o super-herói colocado na
mesa).
- Perguntem:
Por que eles são considerados super-heróis?
Quais as características dos super-heróis?
Aguardem as respostas, escrevendo num quadro
ou cartolina. Certamente, as respostas vão girar em torno de poderes para
resolver problemas e salvar pessoas etc.
Reforcem a ideia de que os super-heróis têm
poderes apenas na ficção, pois na verdade não existem.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um
ser real que é mais que um super-herói, pois tem atributos especiais. Ele é
Deus! Autoexistente, Criador, Imanente, Transcendente, Pessoal, Poderoso, Imutável etc.(Neste momento,
retire o boneco do super-herói e coloque sobre a mesa a folha com o nome “Deus”).
Ele é onipotente, tem poder sem limite.
Ele é onipresente, pode estar em todas em
todos os lugares ao mesmo tempo.
Ele é onisciente, conhece todas as coisas.
- Agora, peçam para que os alunos repitam
conjuntamente: É neste Deus que cremos.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados
na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário