RSS

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 02: A Realidade do Deus da Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título: A Realidade do Deus da Bíblia. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Deus”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Deus

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a existência de Deus;

Material:

O1 folha de papel ofício com o nome “Deus” digitado com letras grandes

01 figura ou um boneco de um super-herói

01 mesa

01 quadro ou cartolina

01 marcador para quadro branco ou pincel atômico

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- No centro da mesa, coloque o boneco de um super-herói ou apresente uma figura dele.

- Falem: Geralmente, as crianças têm um super-herói preferido. (neste momento, apontem para o super-herói colocado na mesa).

- Perguntem:

Por que eles são considerados super-heróis?

Quais as características dos super-heróis?

Aguardem as respostas, escrevendo num quadro ou cartolina. Certamente, as respostas vão girar em torno de poderes para resolver problemas e salvar pessoas etc.

Reforcem a ideia de que os super-heróis têm poderes apenas na ficção, pois na verdade não existem.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser real que é mais que um super-herói, pois tem atributos especiais. Ele é Deus! Autoexistente, Criador, Imanente, Transcendente,  Pessoal, Poderoso, Imutável etc.(Neste momento, retire o boneco do super-herói e coloque sobre a mesa a folha com o  nome “Deus”).

Ele é onipotente, tem poder sem limite.

Ele é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo.

Ele é onisciente, conhece todas as coisas.

- Agora, peçam para que os alunos repitam conjuntamente: É neste Deus que cremos.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: