Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 02: Conhecendo a BíbliaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a
dinâmica
“Conhecendo a Bíblia”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo a
Bíblia
Objetivo:
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e
Novo Testamento.
01 Bíblia para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos,
Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico,
Cartas e Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia digitados e
cortados separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia
Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida
espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos,
precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia
no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O
vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do
livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página.
Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento
com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66
livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do
Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um
nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes:
Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos
livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do
livro, por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao
lado da palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos
os 39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com
relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos,
Histórico, Cartas e Profético.
- Para concluir, falem da importância da
leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário