Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas
Lição 03: Jeremias - Onde Buscar Coragem?
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: Jeremias - Onde Buscar Coragem? Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “O Chamado de Jeremias”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Chamado de Jeremias
Objetivos:
Finalizar o estudo sobre o chamado de
Jeremias e sua missão dada por Deus para ser profeta.
Refletir sobre o chamado individual para
trabalhar no Reino de Deus.
Material:
Papel contendo ação para o aluno realizar(ver
no procedimento).
Procedimento:
- Organizem os alunos em semicírculo.
- Falem: Estudamos sobre o chamado Jeremias,
ainda jovem, e sua missão dada por Deus para ser profeta. Vocês também têm um
chamado para trabalhar no reino de Deus.
- Agora, entreguem para cada aluno um papel
contendo apenas uma das 03 situações que ele vai realizar:
Sair do seu lugar para o outro lado do
semicírculo
Permanecer no seu lugar
Sentar-se
- Falem: Vou fazer uma chamada, isto é, vou
falar o nome de cada aluno. Ao escutar seu nome, você vai realizar o que está
contido no papel que recebeu.
- Depois, que os alunos executarem as
atividades, falem: Aqui vimos 03 situações diferentes para o chamado
individual. Mas, o que isto pode representar?
Sair do seu lugar para o outro lado do
semicírculo pode representar que teve atitude de ação, quando recebeu o chamado
do Senhor.
Permanecer no seu lugar pode representar que
está sem realizar nenhuma atividade, porque não sabe qual sua missão, mas que
permanece de pé pronto para agir.
Sentar-se representa alguém que não teve
coragem, estímulo e motivação para realizar a missão dada.
- Falem: Vocês são jovens e na igreja há
trabalho para todos. Participem das
reuniões específicas para pessoas de sua idade, se prontifiquem para cooperar
nas atividades propostas para esta faixa etária.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário