Adultos: A Carreira que Nos Está Proposta - O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu
Lição 04:
Como se Conduzir na Caminhada
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Como se Conduzir na Caminhada. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “No Caminho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No Caminho
Objetivo: Ilustrar como o cristão deve se conduzir na
caminhada para o céu.
Material:
Figuras de pés humanos
Bíblia dos alunos
Procedimento:
- Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no salmo
01.
- Façam, inicialmente, uma leitura do salmo
por completo.
- Agora, distribuam, aleatoriamente um cartão para cada aluno com a expressão “caminho dos justos” ou “caminho dos ímpios”.
Observem a quantidade de cartões diferentes para
que seja semelhante.
- Peçam para que os alunos se agrupem em 02
grupos de acordo com o que está escrito no cartão que receberam.
- Peçam para que cada grupo leia novamente o
salmo 01 e escreva nas figuras dos pés o
que deve fazer o justo para permanecer no caminho e o que deve fazer para que o
ímpio mude de caminho.
Estipulem um tempo para isto.
- Depois, leiam conjuntamente o último
versículo do salmo 01:
“Porque o Senhor
conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário