Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 01: A Realidade da Fé CristãProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: A Realidade da
Fé Cristã. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o
conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Doce ou Azedo?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Doce ou Azedo?
Objetivo:
Enfatizar
o posicionamento do cristão diante do certo ou errado, valores absolutos, tendo
como parâmetro a Palavra de Deus.
Balas
doces e azedas para cada aluno
01
prato descartável (para as balas doces)
01
prato descartável (para as balas azedas)
Procedimento:
Antes
da aula:
-
Retirem o papel das balas.
-
Coloquem as balas doces em 01 prato e as azedas em outro.
Na
aula:
-
Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
-
Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se
tem outra característica.
Aguardem
que todos emitam suas opiniões.
Observem
a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode
ocorrer opiniões divergentes e iguais.
-
Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem
o mesmo procedimento já citado da bala doce.
-
Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam
este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala
doce, da bala azeda e também dos que gostam das duas.
-
A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A
primeira bala que era doce: alguns confirmaram que realmente era doce outros
falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos
gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No
relativismo também é assim. As ideias, as opiniões e argumentos são
relativos, isto é, não há certo nem errado, todas as opiniões são aceitas e
respeitadas, pois não há parâmetro.
-
Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de
Deus, que encontramos na Palavra de Deus.
-
Vejam o que a Bíblia afirma:
“Seja,
porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não...” Mateus 5:37
“Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20
Por
Sulamita Macedo.
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