Adolescentes Currículo 2022/2023: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 02: Uma História
sobre a Oração
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Uma História sobre a Oração, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Não deixe a
bola cair”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não deixe a
bola cair
Objetivo:
Exemplificar a persistência na oração.
01 bexiga(balão de aniversário)
¼ da folha de papel ofício e uma caneta para
cada aluno
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um pedido de
oração no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro da bexiga e encham a
bola. Não se esqueçam de pedir para que os alunos se identifiquem tanto no
pedido de oração como também na bola.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os
para que joguem as bolas para cima, não deixando que caiam, durante
aproximadamente 1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem
para que cada aluno pegue sua bola e jogue-a para cima, não deixando que caia,
durante 1 minuto(no máximo).
Quando terminar esse tempo, falem que este
momento representa o esforço e a persistência que devemos ter no ato de orar.
- Para concluir, leiam: “Orai sem cessar”(I Ts
5.17).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário