Adolescentes Currículo 2022/2023: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 01: Jesus, o Mestre que Ensinava por Parábolas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Jesus, o Mestre que ensinava por
parábolas, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ensinando por
Parábolas”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando por parábolas
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre as parábolas de Jesus.
Identificar
as parábolas, que serão estudas neste trimestre, através dos títulos das
lições.
01 quadro branco
02 cartolinas
01 mesa
Títulos das lições de 02 a 13 digitados
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo uma mesa com os
títulos das lições de 02 a 13 sobre ela.
- Perguntem:
Como seus professores da escola, que você está
estudando, ensinam?
Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou
cartolina.
Qual a forma que seus professores da EBD estão
ensinando?
Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou
cartolina.
- Falem: Vocês observaram que os professores têm
maneiras diferentes de ensinar. Nesta lição, vamos estudar sobre o mestre Jesus
que ensinava por parábolas.
- Em seguida, perguntem: Vocês podem citar uma
parábola que Jesus utilizou para ensinar?
Aguardem as respostas, observem atentamente o que eles
falam.
- Escolham uma das parábolas citadas e peçam para que
eles recontem a história e depois solicitem que eles falem sobre o que Jesus
queria ensinar com essa narrativa.
- Falem:
Agora,
vocês vão identificar ou descobrir quais as parábolas de Jesus que vamos
estudar.
Venham
até a mesa, observem cada título da lição e descubram qual a parábola a que se
refere.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos para isto.
-
Depois, anote cada resposta, se necessário corrija ou acrescente os nomes das
parábolas.
-
Parabenizem os alunos pelo esforço para relacionar os títulos com as parábolas.
-
Agora, comecem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário