RSS

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Adolescentes Currículo 2022/2023: As Parábolas de Jesus são Vivas

Lição 01: Jesus, o Mestre que Ensinava por Parábolas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Jesus, o Mestre que ensinava por parábolas, escrevendo no quadro branco. 

Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ensinando por Parábolas”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Ensinando por parábolas

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre as parábolas de Jesus.

Identificar as parábolas, que serão estudas neste trimestre, através dos títulos das lições.

Material:

01 quadro branco

02 cartolinas

01 mesa

Títulos das lições de 02 a 13 digitados

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Coloquem no centro do círculo uma mesa com os títulos das lições de 02 a 13 sobre ela.

- Perguntem:

Como seus professores da escola, que você está estudando, ensinam?

Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.

Qual a forma que seus professores da EBD estão ensinando?

Aguardem as respostas e anote-as num quadro ou cartolina.

- Falem: Vocês observaram que os professores têm maneiras diferentes de ensinar. Nesta lição, vamos estudar sobre o mestre Jesus que ensinava por parábolas.

- Em seguida, perguntem: Vocês podem citar uma parábola que Jesus utilizou para ensinar?

Aguardem as respostas, observem atentamente o que eles falam.

- Escolham uma das parábolas citadas e peçam para que eles recontem a história e depois solicitem que eles falem sobre o que Jesus queria ensinar com essa narrativa.

Falem:

Agora, vocês vão identificar ou descobrir quais as parábolas de Jesus que vamos estudar.

Venham até a mesa, observem cada título da lição e descubram qual a parábola a que se refere.

Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos para isto.

- Depois, anote cada resposta, se necessário corrija ou acrescente os nomes das parábolas.

- Parabenizem os alunos pelo esforço para relacionar os títulos com as parábolas.

- Agora, comecem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: